GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
 
   
 

PRINCIPAL| ESPORTE POLÍCIAREGIONAL |POLÍTICANEWSVITRINE| COLUNA SOC.| POESIAS | VARIEDADE

   
   
 
 
Sanitários para adultos construidos dentro de Brinquedoteca, em Ipirá
   
 
IPIRÁ EM VERTIGEM (V)
 
Prefeito de Ipirá constrói sanitários para adultos
dentro de Brinquedoteca, na praça Roberto Cintra
 
O projeto do prefeito Marcelo, além de destruir um local por direito pertencente as crianças, torna a área inconveniente e perigosa para a garotada.
Por Orlando Santiago Mascarenhas
www,ipiranegocios.com.br
04/07/2020

SANITÁRIOS CONSTRUÍDOS PELO PREFEITO DIOMARIO SÁ SÃO DEMOLIDOS
 
Há mais de três anos, no dia 27 de maio de 2017, prepostos da Prefeitura Municipal de Ipirá (BA), a mando do prefeito Marcelo Brandão, demoliu os dois sanitários públicos que se encontravam na Praça Roberto Cintra, principal praça da cidade. Os sanitários demolidos serviam as pessoas em momentos de emergência, no uso de suas necessidades fisiológicas, principalmente para idosos que costumeiramente encontram-se no local.

Os dois sanitários que eram localizados nas proximidades do Banco do Brasil, construídos na gestão Diomario Sá, eram alvos de críticas costumeiras no antigo programa de rádio matutino que tinha como principal locutor o radialista, hoje prefeito, Marcelo Brandão.

Prefeito elege-se com muitas promessas e pesadas críticas às obras e aos gestores municipais

Como é do conhecimento de toda a população, o programa de rádio, que acontecia em horário nobre, servia de plataforma política, onde o hoje prefeito de Ipirá, advogado e político, anteriormente, quando radialista, criticava e batia, sem dó, sem pena ou piedade nos prefeitos anteriores, com ferrenhas críticas aos atos e obras municipais da época.

Com pesada oposição aos seus adversários políticos, todos os dias da semana, o radialista acabou conseguindo eleger-se, essencialmente criticando os seus opositores e fazendo muitas promessas aos seus eleitores.

Frisando, que constantemente o radialista dizia que o município recebia um montante extraordinário de verbas federais, verba esta, que NAS SUAS MÃOS, mudaria a realidade do município, onde, se gestor, nada faltaria.

O radialista, ainda despertava no ouvinte, a esperança, de se eleito, a sua gestão executaria muitas obras, prestaria excelência na assistência à saúde e ao social, realizaria muitas festas pujantes e geraria muitos empregos (Um radialista com foco na prefeitura de Ipirá, torna-se prefeito do município).


Em relação a praça Roberto Cintra, a principal ação da atual gestão foi demolir os sanitários públicos

Eleito, durante a gestão do prefeito Marcelo, a praça Roberto Cintra,
como é do conhecimento de toda a comunidade, foi vergonhosamente esquecida e abandonada, sendo que praticamente a única ação do gestor na principal praça da cidade, foi demolir os dois sanitários públicos em uso pela comunidade.

Com tantas críticas que eram feitas aos sanitários, pelo gestor, ao serem retirados, a população prontamente ficou na espera que outros sanitários, em melhor localização e superiores aos retirados, fossem construídos.

Depois de tanta espera da população, pelos novos sanitários, agora no final da Gestão, aproximando-se das novas Eleições municipais, o prefeito lembrou-se dos sanitários, e atualmente está em andamento as obras para os esperados espaços para necessidades fisiológicas (Prefeitura de Ipirá inicia construção de sanitários públicos na praça Roberto Cintra).

Sanitários em local construído pelo prefeito Diomario Sá

Para espanto de muitas pessoas, os sanitários já em estado avançado de desenvolvimento, estão sendo construídos, em espaço anexo a Biblioteca Municipal, no interior de uma área já anteriormente existente e coberta, denominada de 'Brinquedoteca'.

Salientando, que o anexo onde desenvolve-se a obra, também foi construído na gestão do ex-prefeito Diomario, em local, onde a função é abrigar brinquedos, para juntamente com o Parque Infantil na localidade, oferecer as crianças um espaço reservado, com cobertura, para leituras, brincadeiras e jogos infantis, além de que o local é também utilizada como área para pequenas exposições e até mesmo servindo como local para apresentações de peças teatrais.

Com a realização do projeto do prefeito Marcelo, todas estas funções citadas, que poderiam ser desenvolvidas nesta área, serão extintas, ficando o local empobrecido, sem atrativos, resumido na existência dos sanitários para adultos, frisando que a oferta de espaços para estes sanitários em outras partes da praça é abundante.

Sanitários para adultos dentro de um parque infantil?


Levando em consideração o que seja construir e destruir, com a construção destes sanitários, neste local, na verdade não se está construindo, mas sim fazendo o contrário, destruindo. Agravando que, ao apoderar-se de uma obra anterior, reservado a recreação infantil, tornando-a para uso adulto, adverso a sua função social para a qual foi criada, a gestão atual, está cometendo uma visível ação perversa e insensível, que pode ser claramente vista e interpretada como DESVIO DE FINALIDADE E DESTRUIÇÃO de mais uma obra construída por um prefeito anterior, no caso Diomario.

Salientando, que os sanitários são para uso de adultos, em local notadamente para crianças, exatamente no mesmo espaço do Parque Infantil que se encontra em atividades no local. Frisando que no projeto atual da prefeitura não consta sanitários para crianças.

OBSERVAÇÃO: a instalação de banheiros de uso exclusivo para crianças, devidamente sinalizados, em locais de atividades culturais, lazer e esportivas, além de centros comerciais, não são obrigados, por Lei Federal, a existirem, mas são extremamente recomendados e obrigatório em muitas localidades do país, a exemplo da lei que obriga a existência de banheiros para deficientes físicos, hoje Federal (Banheiro infantil pode ser obrigatório em locais públicos).

Projeto tira espaço pertencente as crianças e torna o local perigoso e inconveniente para a garotada


O projeto do prefeito Marcelo, além de destruir um espaço por direito pertencente as crianças, torna a área inconveniente e perigosa para a garotada. Fica claro que a existência de sanitários para adultos, com portas dando exatamente para o mesmo espaço, sem nenhuma distância do Parque Infantil, consequentemente tornará o local inapropriado para crianças, onde pais e mães não mais poderão levar seus filhos pequenos, sem passar por possíveis constrangimentos e potenciais riscos para seus filhos.
 
PERGUNTAS AO POVO DE IPIRÁ
 
Para construir estes sanitários é preciso destruir outro espaço já construído? Com uma praça tão ampla (a maior da cidade), que até mesmo possui dois coretos, salientando que um destes coretos se encontra sem serventia para o município, não existiria um local (na praça) mais apropriado para a construção dos sanitários para adultos?

Estas crianças, ao sentirem necessidades fisiológicas, ao estarem tão próximas de sanitários, mesmo sendo para adultos, elas não acabarão fazendo uso destes espaços, já que no local não existe sanitários infantis?

Ao levar os seus filhos ao Parque Infantil, depois da construção destes sanitários para adultos, a um metro de distância da área para crianças, com os exemplos que os noticiários tem mostrado, todos os dias e a todos os instantes, qual o pai ou mãe vai conseguir ficar totalmente sossegado e ter a coragem de tirar os olhos de cima de seus filhos, por mesmo um instante?

 
ESTE PROJETO NÃO PASSA DE UM ATO QUE NOS REMETE AO ATRASO E AO DESCASO
 
Esta praça, não é qualquer lugar, ela é a principal praça da cidade, que carrega a história das primeiras construções e fundadores do município. Quem elaborou este projeto, de sanitários para adultos e principalmente observou a sua localização? Houve a participação do Fórum Social da Cidadania de Ipirá, de entidades voltadas ao respeito histórico e bom uso dos espaços públicos?

Estes sanitários além de estarem sendo construídos na principal praça da cidade, estão sendo edificados no centro da praça, no local mais visível que a praça possui, com agravante de estarem em local de diversões para crianças.

Ainda que o espaço utilizado estivesse sendo reaproveitado, que fosse utilizado para algo que somasse e engrandecesse a nossa principal praça, como por exemplo a ampliação de um espaço para uma bela fonte luminosa. O local merece ser MELHORADO, E NÃO ENXOVALHADO.

Sanitário é utilidade, não é obra que embeleze. Sanitários devem ser construídos em qualquer lugar, e de preferência que fiquem pouco visíveis, localizados por placas indicativas, não no ponto mais usado e ostensivo da praça, como se fosse um monumento.

Atraso e Descaso


Enfim, este projeto, da maneira como está sendo desenvolvido, é um exemplo de 'jogar dinheiro pelo ralo', é mais um ato que nos remete ao ATRASO, AO DESCASO E FALTA DE VISÃO, de uma Gestão que atua sem a participação dos munícipes, que não ouve a comunidade na tomada de decisões. Um projeto absurdo, arcaico, de uma Gestão que praticamente abandonou esta praça, e nas duas ocasiões em que realizou intervenções no local, ambas foram para destruir o que estava pronto. A primeira intervenção demoliu os dois sanitários em uso pela população, a outra, agora, o faz para também destruir a Brinquedoteca, e assim, piorar, descaracterizar, atrasar, desmerecer e empobrecer uma área infantil e histórica, com uma obra vulgar e grosseira no lugar de outra pré-existente e mais nobre.

Este espaço, hora empobrecido por estes sanitários, é uma área que deve ser engrandecida e cuidada com o preparo e observação que ele realmente merece, como local de diversões. Como a praça mais antiga e importante para todos os ipiraenses, que aqui residem e fazem uso deste local. Um espaço que deve primar em ter melhores riquezas visuais, no momento de um local histórico, para passeios com toda a família e principal ponto de encontros com os amigos.

Sendo cidadão ipiraense, que sempre defendi o cuidado e a importância desta praça, não quero ir para o principal ponto dela (praça) e ter em minha frente como principal obra, como 'monumento', a visão grosseira de sanitários para adultos.

'Cagatórios do Marcelão'?

De absurdos, já não basta, quando nesta praça já tivemos um trailer enorme, estacionado dia e noite em local inadequado, com a permissão da prefeitura e o povo começou a chamar o veículo de 'Trailer do Marcelão'?

A exemplo do que aconteceu com o trailer, que acabou sendo retirado do local, será que agora não vamos ter o povo denominando merecidamente estes sanitários, da praça, como 'Cagatórios do Marcelão'?
 
Construção dos sanitários masculinos na praça Roberto Cintra, em Ipirá / Foto: Divulgação, ASCOM da Prefeitura
 
contador de visitas
 
Sobre o Autor
Orlando Santiago Mascarenhas - Bacharel em Jornalismo / Comunicação Social pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF). Graduando em Direito / Criador e Fundador do site Ipirá Negócios em 20/04/2006. Fone: (75) 99119-9017 | e-mail: osm2112@gmail.com | facebook
OBS: Sempre que for necessária a reprodução total ou parcial de texto/fotos, solicitamos que o Autor e Site sejam divulgados como fonte.
 
Leia também
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
 
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
 
 
 
   

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados