GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
   

PRINCIPAL |  ESPORTE  |  POLÍCIA |  REGIONALPOLÍTICA  | NEWS  | VITRINE  | COLUNA SOC. | POESIAS | VARIEDADES

 
                                                                                                   Fotos: 31 -Por Orlando Santiago Mascarenhas
Museu Parque do Saber realiza sessão para estudantes da UNEF.
 
Por Orlando Santiago Mascarenhas
E-mail: eventos@expovideo.com.br

18/05/2010
 
A Prefeitura Municipal de Feira de Santana (BA), programou sessão de apresentação do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, destinada a alunos de Jornalismo da UNEF - Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana. Os alunos foram acompanhados pelo professor de Fotojornalismo, Antonio Carlos Bastos Magalhães (mais conhecido como ACM). O encontro aconteceu na quinta-feira (13), às 20 horas, no Museu, localizado na rua Tupinambás, 275, bairro São João.

Além de apresentar o museu, a sessão tem o objetivo de levar ao conhecimento da comunidade universitária o potencial e possibilidades do planetário, equipamento que integra o Teatro Virtual, informa Basílio Fernandez Fernandez, diretor do Museu.

O Museu Parque do Saber é um museu de ciências que também fala da história e cultura de Feira de Santana. Inaugurada em 15 de dezembro de 2008, a primeira etapa do Museu consiste em uma ampla área para exposição, foyer e estacionamento.

Nesta primeira etapa, já em pleno funcionamento, o museu apresenta um Planetário SkyMaster, equipado com lentes da Carl Zeiss - maior empresa de ótica do mundo, é um equipamento moderno e sofisticado, sendo o sétimo existente no planeta e o primeiro instalado na América do Sul.

Capaz de fazer projeções na cúpula do auditório, que possui 13 metros de diâmetro, o equipamento funciona com sistema Dolby digital de som e usa fibra ótica e laser, possibilitando a mais alta perfeição e qualidade na exibição de imagens digitais. Além de funcionar como planetário, também exibe filmes, em especial documentários voltados às áreas de astronomia, medicina e alta tecnologia. Apresentações em formato de cúpula-completa 360º x 180º são possíveis graças a este modelo, além da possibilidade de transmissão ao vivo e videoconferências.

Lançado em 2006, o equipamento relacionado ao planetário encontra-se em apenas mais seis países: Alemanha, Áustria, Coréia do Sul, Estados Unidos (dois), Kuwait e Turquia.

Aos sábados, às 16h30, o visitante pode assistir a uma animação 3D que mostra a influência da Lua nas marés. Nas quartas e sextas, às 20h, é exibido um documentário de 40 minutos sobre as descobertas de Galileu Galilei. O espaço possui vagas para 165 pessoas por sessão, o acesso é gratuito e está aberto ao público, em especial a instituições de ensino, bastando para isso entrar em contado com a direção do museu e agendar a visita.

Segundo informações da Prefeitura de Feira de Santana, o projeto para construção da segunda etapa do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo já está sendo finalizado. Em breve, haverá a construção, visando a implantação de um auditório e mais dois andares.

O prédio anexo terá auditório com capacidade para mil a 1.200 pessoas, com estrutura polivalente, podendo abrigar desde teatro até cinema, dentre outros eventos. Já o museu terá equipamentos da mais avançada tecnologia e conhecimento científico disponíveis no mercado internacional. O espaço deverá abrigar experimentos interativos, nas áreas de química, física, biologia, geografia, astronomia, eletrônica e medicina, dentre outras.

O diretor-presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, César Orrico, observa que o projeto vocacionado para a ciência e tecnologia, foi bastante estudado e é avançado. “Tudo tem uma seqüência natural, começando pela pré-história até os avanços tecnológicos da era espacial”, frisou.

Para viabilizar o projeto, o Governo Municipal pretende buscar parcerias de organizações européias e norte-americanas e também da iniciativa privada. “O projeto já está 90% concluído. Estamos finalizando os cálculos estruturais, de incêndio, lógica, elétrica e hidráulica”, informa César Orrico.

O projeto visa transformar o museu em um gigantesco laboratório para experimentos científicos, promovendo a oportunidade de conhecimento para alunos das 217 escolas da rede municipal, além de alunos da rede estadual e visitantes.


O endereço completo do museu é: Rua Tupinambás, 275 Bairro do São João - Feira de Santana - Bahia – Brasil / CEP 44.051-224 - Fone: 55 (75) 3624-5058 / 55 75 3221-9092 - e-mail: museuparquedosaber@pmfs.ba.gov.br / www.museuparquedosaber.ba.gov.br
 
Veja Também
“IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem”
 
 
 
 
Garanta logo a sua loja no PASSARELA CENTER.

Aluguel a partir de R$300,00.

Inauguração prevista para 05 de junho de 2010.

O ponto comercial mais estratégico do centro de Ipirá.
Contatos: Odonel (75) 3254-1316 / Silvia (75) 9123-6679
<<< e-mail >>
 
   

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fotografia e Filmagem Digital para Eventos Sociais 
 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados