GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
   

PRINCIPAL |  ESPORTE  |  POLÍCIA |  REGIONALPOLÍTICA  | NEWS  | VITRINE  | COLUNA SOC. | POESIAS | VARIEDADES

 
                                                                                                 Fotos:124 - Por Orlando Santiago Mascarenhas
UNEF PROMOVE VISITA AO MOSTEIRO DE SÃO
BENTO E AO PALÁCIO DAS ARTES.
Alunos conhecem obras de Auguste Rodin

 
Por Orlando Santiago Mascarenhas
E-mail: eventos@expovideo.com.br

10/05/2010
 
No dia 08 de maio, alunos dos cursos de Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade Propaganda da UNEF - Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana, acompanhados pelas professoras, visitaram o Mosteiro de São Bento e o Palácio das Artes em Salvador (BA).

O ponto de encontro do passeio foi a sede da UNEF no Bairro Capuchinhos. A saída foi as sete horas e cerca de 40 alunos participaram do programa.

A viagem foi uma oportunidade de conhecer o Mosteiro de São Bento com seu rico arquivo de publicações e documentos históricos e também o Palácio das Artes, atualmente expondo as obras de Auguste Rodin. “Um momento de ficar mais sensível e atento às obras de arte, viajar no tempo ao encontro do passado. Uma oportunidade de promover, estimular e apoiar a arte e as ações culturais”, disse as professoras.

A primeira visita foi ao Mosteiro de São Bento
: erguido em 1581, o imponente mosteiro se localiza no largo que leva seu nome. As missas diárias com canto gregoriano são a grande sensação do Mosteiro. O templo conta com um museu de arte sacra onde estão expostas esculturas, pinturas e uma biblioteca com 300 mil volumes entre livros e documentos.

Segundo informações do mosteiro, diversas obras que fazem parte do precioso acervo da Biblioteca do Centro de Documentação e Pesquisa do Livro Raro do Mosteiro. Datadas dos séculos XVI a XIX, todas foram restauradas, digitalizadas e disponibilizadas na íntegra e de forma gratuita na internet, numa iniciativa que teve total apoio do governo do estado.

Através do site da instituição (www.saobento.org/livrosraros) todos poderão ter acesso ao conteúdo de obras especiais e de interesse mundial. A construção do site foi o desdobramento de um projeto elaborado pelo Mosteiro de São Bento da Bahia que englobou não só o restauro de obras, como a melhoria das condições de conservação dos 300 mil volumes da biblioteca e do Centro de Documentação e Pesquisa do Livro Raro do Mosteiro, agora corretamente acondicionados em 172 novas estantes.

A segunda visita foi ao Palácio das Artes: a visita não durou mais do que uma hora, o acesso é gratuito e não é permitido o uso de máquinas fotográficas no interior do museu onde estão as obras de Rodin. Um guia turístico orienta os visitantes ao tempo em que faz uma explanação sobre Rodin e suas obras.

O Palácio das Artes, também chamado de Palacete das Artes Rodin Bahia, está localizado no bairro da Graça. O primeiro e o segundo piso do museu são dedicados às coleções do escultor francês Auguste Rodin.

O responsável pela idealização do museu é o artista plástico baiano Emanoel Araújo, coordenador das exposições Rodin e ex-diretor da Pinacoteca de São Paulo, numa parceria com o diretor do Museu Rodin Paris Jacques Vilain. O museu fortaleceu os laços artísticos e culturais entre a França e a Bahia e tornou-se um dos três grandes vetores das artes plásticas na Bahia, ao lado do MAB e do MAM-BA.

As obras de Rodin ficarão na Bahia até 2012, são 62 peças originais (1840-1917), que estão à disposição do público. São peças em gesso, de grande, médio e pequeno portes, todas elas representando o mais elevado grau já alcançado pelo gênio humano em termos de criação, sofisticação e ideais estéticos.

São obras que deram origem às famosas peças que foram criadas para fazer parte do Portão do Inferno, peça encomendada ao artista com a determinação de usar temas tirados da Divina Comédia, de Dante.

São obras mundialmente conhecidas, eternizados no gesso original em que o mestre Auguste Rodin pôs as mãos. Entre elas, peças como O Pensador e O Beijo – as mais conhecidas. Em especial, essas duas obras, são tidas como colossos monumentais, impactantes, inesquecíveis, traduzidas em grandes efeitos de luz e sombras quando vistas ao vivo.

De grande porte, são seis peças. Além das duas já citadas (O Pensadore O Beijo), ainda há O Homem que Anda, A Defesa, A Meditação e Eva.

Para Rodin, somente o gesso era capaz de moldar sobre o que já fora criado, o metal, ou o mármore, impediam as torções e contornos necessários a sua representação artística. Vale mencionar a réplica do seu ateliê com gesso espalhado pelo chão e obras inacabadas, conceito este que Rodin também contribuiu para renovar. Em muitas das suas obras faltam braços, pernas, partes do corpo que são completadas pela imaginação e pelo sentimento do observador.

As obras de Rodin pertencem ao governo Francês. Para alguns o seu valor e inestimável, para outros o seu valor está avaliada em torno de R$ 26 milhões. O sucesso de público foi fator decisivo para a que o Governo Francês e o Museu Rodin Paris concordassem com o projeto do Museu na Bahia. Nas últimas vezes em que as obras de Rodin estiveram no Brasil foram sucesso absoluto de público. Em 1995, uma exposição de 58 peças suas no Museu Nacional de Belas-Artes, no Rio de Janeiro RJ, e logo na Pinacoteca do Estado, em São Paulo SP, atraiu cerca de meio milhão de pessoas, público nunca antes reunido em evento de artes plásticas no Brasil. Em 2001, na Bahia, cerca de 52 mil pessoas disputaram a chance de conferir de perto outra mostra do autor.

Parabéns a UNEF e a equipe de professores envolvidos no projeto. Viagens deste tipo certamente se tornarão inesquecíveis e enriquecerão os estudantes, ampliando o conhecimento, valorizando raízes, cultura e arte. Contribuindo para que os futuros Jornalistas e Publicitários, sempre que possível, procurem promover, estimular e apoiar a arte e a todas as ações culturais, nos termos mais amplos, tenham relação com a cultura e o desenvolvimento.

Auguste René Rodin

Nascido em Paris, em 1840, Auguste Rodin é considerado o pai da escultura moderna e um dos maiores expoentes da arte mundial. Aos 18, após ser reprovado três vezes no exame de admissão à Escola de Belas-Artes, passou a trabalhar como moldador, confeccionando objetos ornamentais.

Rodin procurou novos efeitos para a escultura, oferecendo uma imagem de "insegurança", que se traduzia em novos efeitos de luz e sombras. Rodin tornou visível a manifestação da alma humana por meio de gestos e expressões enérgicos e penetrantes, abrindo caminho para novos estilos e utilizando, ao mesmo tempo, elementos originários do expressionismo.
Seu primeiro trabalho enviado ao Salon de Paris, Rapariga de Nariz Partido (1864), não teve seu valor reconhecido. As esculturas de Rodin iriam continuar causando, por algum tempo, a rejeição da opinião pública, como ocorreu com a obra Estátua de Balzac (1891). Outra das melhores obras de Rodin, Porta do Inferno, em que ele trabalhou desde 1880, ficou inacabada; do estúdio apenas sairia um fragmento do conjunto, a célebre escultura O Pensador. Para O Beijo (1886), supõe-se que tomou como modelo a escultora Camille Claudel, sua aluna, assistente e amante. Depois de participar na Exposição Universal de Paris, em 1900, Rodin começou a desfrutar de um crescente reconhecimento público.

Admirado pela elite européia e considerado uma glória da França, Rodin morreu em Meudon em 17 de novembro de 1917.
 
Fotos: Exposição de Auguste Rodin
Obras de Auguste Rodin no Palacete das Artes
 
                                                                                           Foto : João Alvarez/ Agência A TARDE / Texto da Foto – Agência A TARDE
O pensador, do artista francês Auguste Rodin (1840-1917)
 
                                                                                           Foto : João Alvarez/ Agência A TARDE / Texto da Foto – Agência A TARDE
Acervo de 62 esculturas originais do artista no Palacete das Artes
 
                                                                                           Foto : João Alvarez/ Agência A TARDE / Texto da Foto – Agência A TARDE
Esta é a primeira vez que peças originais de Rodin saem do Museu Rodin Paris
 
                                                                                           Foto : João Alvarez/ Agência A TARDE / Texto da Foto – Agência A TARDE
Na foto, a escultura Eva
 
                                                                                           Foto : João Alvarez/ Agência A TARDE / Texto da Foto – Agência A TARDE
Exposição terá duração de três anos no Palacete das Artes
 
                                                                                           Foto : João Alvarez/ Agência A TARDE / Texto da Foto – Agência A TARDE
Obras foram cedidas ao Governo da Bahia em forma de comodato
 
 
Na foto, a obra "O Beijo"
 
                                                                                                                             Foto: Divulgação / Texto da Foto – Agência A TARDE
Obras podem ser vista de terça a domingo, das 10 às 18 horas
 
                                                                                                                             Foto: Divulgação / Texto da Foto – Agência A TARDE
Peças são vigiadas por mais de 70 câmeras espalhadas no Palacete
 
                                                                                                                             Foto: Divulgação / Texto da Foto – Agência A TARDE
Porta do Inferno, parte esquerda do frontão
 
                                                                                                                             Foto: Divulgação / Texto da Foto – Agência A TARDE
Na foto, a obra "A Meditação"
 
                                                                                                                             Foto: Divulgação / Texto da Foto – Agência A TARDE
"O velho Suplicante" e o "Despertar"
 
                                                                                                                             Foto: Divulgação / Texto da Foto – Agência A TARDE
Na foto, a peça "O Sono"
 
 
“IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem”
 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados