GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
 
   
 

PRINCIPAL| ESPORTE POLÍCIAREGIONAL |POLÍTICANEWSVITRINE| COLUNA SOC.| POESIAS | VARIEDADE

   
   
 
 
Reprodução (Google)
   
 
"PREFEITO MARCELO BRANDÃO ENTREGA RESPIRADORES MECÂNICOS PARA ENFRENTAMENTO AO COVID-19"
 
De Olho na Notícia - Informação ou Propaganda?
Por Orlando Santiago Mascarenhas
www.ipiranegocios.com.br
10
/04/2020 
 
A nota, publicada no dia 08/04, "Prefeito Marcelo Brandão entrega respiradores mecânicos para enfrentamento ao Covid-19", da Assessoria de Comunicação Social (ascom) da prefeitura de Ipirá (BA), extremamente propalada, amplamente divulgada por todos os meios de comunicação do município (Sites Locais, Face book, Instagram, Whatsapp), não passa de SENSACIONALISMO* e PROPAGANDA*, por parte do prefeito.

QUANTOS APARELHOS RESPIRATÓRIOS FORAM ENTREGUES?

A nota, não contém a informação que realmente importa, ela NÃO INFORMA A QUANTIDADE DE APARELHOS RESPIRATÓRIOS RECEBIDOS PELO HOSPITAL MUNICIPAL DE IPIRÁ (Delorme Martins).

A matéria, apesar de sintética, chega a conter onze fotos ilustrativas, onde apesar de o tema principal da abordagem ser o recebimento de aparelhos respiratórios, ela omite o mais importante, a informação de grande interesse ao ipiraense, a quantidade de aparelhos recebidos.

PREFEITO NÃO ENTREGA NADA, QUEM ENTREGA É PREFEITURA


A matéria que tem o título "PREFEITO ENTREGA respiradores mecânicos para enfrentamento ao Covid-19", o correto seria "A PREFEITURA DE IPIRÁ ENTREGA respiradores mecânicos ...

Em informativo institucional deve-se evitar o termo PREFEITO, e buscar USAR o termo PREFEITURA, pois ao se usar o termo PREFEITO, pode ser interpretado por vertentes jurídicas como AUTOPROMOÇÃO.

Trecho da nota oficial diz: "O Prefeito de Ipirá, Marcelo Brandão, esteve na manhã desta quarta-feira, 8/4, na cidade de Feira de Santana, recebendo, na transportadora os respiradores mecânicos".


PREFEITO VAI A FEIRA DE SANTANA RECEBER OS RESPIRADORES MECÂNICOS?

Desde quando o prefeito vai pessoalmente a outra cidade para receber encomendas da prefeitura? Fica em casa prefeito! Lugar de prefeito é no gabinete e talvez na rua fiscalizando, principalmente nestes dias, onde no Centro de Abastecimentos da cidade as aglomerações de pessoas é uma constante.

LEI DIZ, INFORMATIVO INSTITUCIONAL NÃO PODE CARACTERIZAR ENALTECIMENTO, PROMOÇÃO PESSOAL

Quando se comprova a autopromoção, o enaltecimento de atuação do chefe do executivo municipal ou de qualquer agente público o Ministerio Público (MP) pode ser acionado, autuando o agente público por ato de improbidade administrativa.

O dispositivo constitucional, contida no art. 37, § 1º, da Constituição Federal, que trata da ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA é claro: a divulgação oficial deve ter ênfase educativa, informativa ou de orientação social do ato, dela não podendo CONSTAR NOMES, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos, sendo absolutamente avesso ao referido preceito qualquer tipo de benefício ou sinais, que possa ser interpretado como AUTOPROMOÇÃO.


AO NÃO CONTER A QUANTIDADE DE RESPIRADORES RECEBIDOS A MÁTERIA DECEPCIONA O LEITOR

Do título da matéria o leitor fica em duvidas, pode ser só dois aparelhos, também pode ser mais. Da nota, ao se ler e no final o leitor não saber da quantidade de aparelhos recebidos, causa FRUSTAÇÃO, e fica subentendido o interesse em confundir, enganar. Pode ser 30, 300, mas também pode ser 02 aparelhos, parecendo que como o prefeito não informou a quantidade, muitos aparelhos certamente não são.

A NOTA, DA MANEIRA COMO ENCONTRA-SE REDIGIDA NÃO PASSA DE PROPAGANDA
. Já que nós ipiraense somos na verdade quem até mesmo paga a ascom da prefeitura, solicitamos MAIS INFORMAÇÃO E MENOS PROPAGANDA

No momento de tanta aflição vivida pela comunidade ipiraense, precisamos de informações claras. Assim, explicado e cobrado, nós ipiraenses, que somos os verdadeiros compradores e donos destes equipamentos, esperamos ter a informação com a quantidade de aparelhos recebidos.

O POVO DE IPIRÁ PRECISA SABER QUANTOS APARELHOS RESPIRATÓRIOS FORAM RECEBIDOS


Logo, também ipiraense, peço ao prefeito (que tem o salário pago por mim e por todo o povo ipiraense) que ele solicite ao jornalista que faça outra matéria onde ele (prefeito) autorize ao profissional de comunicação (que não é o culpado pela omissão), que a nova nota seja realmente informativa, contenha menos ilustrações e mais informações (a quantidade de aparelhos).

Já que uma nota foi feita, o principal dado informativo, a quantidade de aparelhos respiratórios no hospital municipal, que o ipiraense pode ter à disposição, caso precise, é muito importante. Afinal o assunto relacionado a informação trata de VIDA E MORTE, logo a quantidade de aparelhos é uma prioridade dentro da nota.

Salientando, que em caso de contaminação pelo covid-19, dados apontam que de cada quatro pacientes internados em unidades de saúde, um pode precisar de aparelhos respiratórios e até mesmo de UTI.

IPIRÁ NÃO TEM UMA ÚNICA UNIDADE DE UTI

Já que Ipirá não tem nem mesmo uma única unidade de UTI, a notícia do recebimento de aparelhos respiratórios é de grande importância, sendo ainda talvez mais importante do que a notícia do recebimento dos aparelhos, a população SABER DA QUANTIDADE DE APARELHOS RECEBIDOS e a disposição da população, caso precise.


PROPAGANDA e SENSACIONALISMO

* PROPAGANDA
é um modo específico sistemático de persuadir visando influenciar com fins ideológicos, políticos as emoções, atitudes, opiniões ou ações do público alvo.

* SENSACIONALISMO - Uso e efeito de assuntos sensacionais, capazes de causar impacto, de chocar a opinião pública, sem que haja qualquer preocupação com a veracidade.

Infelizmente, ao terminar de ler a nota da prefeitura é difícil não lembrar o ditado de Luis Fernando Veríssimo, que diz: "Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data".
 
VEJA ABAIXO, OS LINKS PARA A MATÉRIA "PREFEITO MARCELO BRANDÃO ENTREGA RESPIRADORES MECÂNICOS PARA ENFRENTAMENTO AO COVID-19"
 
 
 
 
 
 
contador de visitas
 
 
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
 
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
 
 
 
   

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados