GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
 
   
 

PRINCIPAL| ESPORTE POLÍCIAREGIONAL |POLÍTICANEWSVITRINE| COLUNA SOC.| POESIAS | VARIEDADE

   
   
 
 
Centro de Ipirá, Praça José Leão dos Santos
   
 
CORONAVÍRUS EM IPIRÁ: VEJA COMO ESTÁ A CIDADE NESTA QUARTA-FEIRA (01/04)
 
Os Decretos municipais, as sanções comerciais, ao não serem aplicadas com o mesmo rigor com todos as empresas, ficam sem sentido, injustas e ingratas com os lojistas que estão com seus comércios fechados.
Por Orlando Santiago Mascarenhas
www.ipiranegocios.com.br
01
/04/2020 
 
Com o atual cenário da pandemia do novo Covid-19, os governos ao redor do mundo solicitam que os cidadãos fiquem em casa até o surto da doença passar.

Em Ipirá (BA) não é diferente, o prefeito do município já decretou o fechamento da maioria das lojas comerciais da cidade, além de escolas (PREFEITO DE IPIRÁ PRORROGA O FECHAMENTO O COMÉRCIO ATÉ O DIA 5 DE ABRIL).

De acordo com o Boletim, divulgado no dia 27/03, a prefeitura do município, através da Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica, relata que Ipirá tem 86 casos monitorados, 07 casos suspeitos e nenhum caso confirmado ao covid-19.

Nesta quarta-feira (01/04), dia de feira livre do município, Ipirá Negócios conferiu a movimentação comercial na cidade, por volta das 10 às 12 horas.

Veja abaixo as principais modalidades comercias visitados, inclusive a Feira Livre do município, no Cento de Abastecimento.
AGÊNCIAS BANCÁRIAS
 
Visitamos as Agências Bancárias da cidade, e todas elas (Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil e Banco do Nordeste), mantinham funcionários em suas entradas, limitando com rigor a entrada de pessoas em suas dependências.

Segundo os funcionários, quando acontecia a formação de filas, na parte externa do estabelecimento, eles sempre pediam as pessoas para ficarem distantes uma das outras, embora, algumas vezes as pessoas relutassem em atender as solicitações pedidas.
 
 
 
 
 
CASAS LOTÉRICAS
 
Nestes comércios, notamos a formação de algumas filas, às vezes os clientes mantinham a distância solicitada entre as pessoas, as vezes não respeitavam.

Segundo os dirigentes, eles a todo momento pediam as pessoas para manterem distancias, um das outras, mas muitas vezes quando davam as costas, as pessoas voltavam a aproximarem-se novamente, mas durante a nossa visita, não vimos a formação de grandes filas.
 
 
 
SALÃO DE BELEZA, CABELEIREIROS
 
Os salões que foram visitados, Odonel Cabeleireiro e Bela Chique, ambos estavam disciplinando a entrada de pessoas nas dependências, entrando uma pessoa por vez, como reza o edital municipal em relação a categoria.

Segundo os gerentes, proprietários, embora estivessem disciplinando as entradas, eles não estavam sentindo essa necessidade, pois poucas pessoas estão procurando estes profissionais, neste momento.
 
Odonel Cabeleireiro
 
 
LANCHONETE, DELICATESSEN, PADARIAS
 
Visitamos a modalidade destes comércios, mais conhecida da cidade, a Didudy Delicatessen.

Segundo o gerente, e também o que tivemos oportunidade de constatar, a Didudy Delicatessen tem seguido com rigor as determinações contidas no edital municipal, que é manter cinco pessoas por vezes nas dependências da loja.

Ainda segundo o gerente, quando há necessidade de filas, as mesmas são concentradas na parte externa da loja, e a todo momento é pedido as pessoas para ficarem distantes umas das outras.
 
Didudy, cinco pessoas por vez
 
 
CLÍNICAS MÉDICAS
 
As Clínicas Médicas visitadas foram a Plasma e a Diagnocentro. Ambas informaram que todos os atendimentos estão acontecendo em conformidade com as normas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e que a frequência de Clientes em busca de serviços médicos está reduzida, desde o início das propagações do Covid-19.
 
Clínica Diagnocentro
 
 
CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE IPIRÁ (CDL)
 
Na instituição, segundo as funcionárias, prestativas e competentes, a associação continua atendendo regularmente, principalmente orientando os comerciantes que fazem parte da agremiação, auxiliando e passando informações aos associados.

Quanto ao atendimento ao público, as funcionárias estão ordenando a permanência do cliente no interior das dependências da instituição, orientando para se aproximarem do balcão de atendimento, uma por vez.
 
CDL, Ipirá
 
 
SUPERMERCADOS
 
Nestes estabelecimentos, assim como já foi mostrado anteriormente, continua havendo muitas aglomerações, tanto no centro da cidade, quanto próximo ao Centro de Abastecimentos.

De todos os visitados, só um Supermercado, próximo ao Centro de Abastecimentos estava limitando a entrada de pessoas em suas dependências.

No restante deles era como não existisse a ameaça ao covid-19.
 
Supermercado no centro da cidade, aglomerações
 
 
Supermercado próximo ao Centro de Abastecimentos , aglomerações
 
 
Supermercado próximo ao Centro de Abastecimentos, limitando a entrada de pessoas
 
 
NO CENTRO DE ABASTECIMENTOS DE IPIRÁ PARECE NÃO
EXISTIR A AMEAÇA DO COVID-19
 
Centro de Abastecimentos, aqui está o grande vilão em termos de contenção de aglomerações. Como já mostramos na semana passada (O CORONAVÍRUS É UMA AMEAÇA AO POVO IPIRAENSE?)

Sé o covid-19 é uma ameaça mundial, aqui não é o que pareceu ser, novamente, nesta quarta-feira (01/04/), no Centro de Abastecimentos.

Embora a prefeitura tenha ordenado que não haja a presença de feirantes vindos de Feira de Santana e outras localidades, muitas aglomerações continuam acontecendo neste local, onde não vimos nenhuma contenção as aglomerações.

POVO DA ZONA RURAL INCONSCIENTE DO PERIGO QUE CORRE

Chamando a atenção, que a grande maioria das pessoas no Centro de Abastecimentos, são da ZONA RURAL. Infelizmente, pessoas em sua grande maioria inconsciente do perigo pelo qual estamos passando, daí fica claro a maior responsabilidade do Poder Público em não deixar as coisas acontecerem da maneira que estão ocorrendo neste local e nos Supermercados. E para acabar de complicar, muitos dos frequentadores destes estabelecimentos são pais de família, IDOSOS.

Ao nosso ver, as medidas tomadas pelo Poder Público têm acontecido no sentido de conter aglomerações. Desde o início dos decretos municipais, impondo restrições ao comércio, Ipirá Negócios, apoiou as medidas, mas mostrou e chamou a atenção para a necessidade de disciplinar a quantidade de pessoas no interior de Supermercados, em Lojas e na Feira Livre.

Inclusive, chamamos a atenção da necessidade de coordenar as filas, observando a distância entre as pessoas que estão nelas. ENFIM, MOSTRAMOS A NECESSIDADE DE SE EVITAR AGLOMERAÇÕES, FOSSE AONDE FOSSE.

Continuamos salientando, que enquanto as aglomerações acontecem no Centro de Abastecimento, muitas lojas comerciais mantém as portas fechadas, se sacrifica, esperando, confiando, que o poder público esteja fazendo a sua parte.
 
Cento de Abastecimentos , aglomerações
 
 
Cento de Abastecimentos , idosos circulando, aglomerações
 
 
Cento de Abastecimentos , idosos circulando, aglomerações
 
 
Cento de Abastecimentos , idosos circulando, aglomerações
 
 
LOJAS IMPORTANTES DE IPIRÁ ESTAO SENDO SACRIFICADAS
 
Em nome de conter as aglomerações, respeitando os decretos municipais, muitas lojas importantes de Ipirá, dentre elas as Casas São Francisco, Lojas Moreira, Le Bisquit, Lojas Americanas, Econis, etc, continuam fechadas, principalmente quando no Centro de Abastecimento continua acontecendo aglomerações.

Nestes termos, onde outras empresas não estão evitando aglomerações nem estão sendo fiscalizadas com rigor, com sanções e multas, somos a favor da imediata abertura desses comércios que estão fechados, pois, diante do que tem acontecido em determinados comércios da cidade, onde praticamente o poder público não tem agido com rigor, é uma injustiça enorme estas lojas continuarem a manterem as suas portas fechadas.

Estas lojas fechadas, que tanto contribuem para Ipirá, com empregos, impostos, etc, precisam de mais atenção. As lojas fechadas, todas elas podem continuar atendendo ao seu público de forma disciplinada, com funcionários em suas portas disciplinando a quantidade de pessoas em seu interior, que pode ser a mesma quantidade de pessoas no interior de estabelecimentos que lidam com alimentos (cinco pessoas por vez), isto acontecendo estas lojas estarão sendo tratadas com mais justiça, e certamente estarão dentro de padrão seguro de atendimento, e não a forma calamitosa que estamos vendo acontecer no Centro de Abastecimento e nos Supermercados.
 
SOMOS CONTRA AS LOJAS FECHADAS,
SOMOS A FAVOR DE RESTRIÇÕES E FISCALIZAÇÃO
 
Salientando, que estas lojas fechadas continuam arcando com contas de eletricidade, água, folha de pagamentos de funcionários, além de fornecedores, pagamento de duplicatas, etc.

Salientando, que apesar do Estado de Calamidade Pública, onde a sociedade ipiraense e a sua classe empresarial arcam com enormes sacrifícios, o salário do prefeito (mais de vinte mil reais mensais, além de regalias como carro com motorista, etc), continuará religiosamente, na íntegra, sendo pago ao Gestor Municipal.

O Prefeito, este sim, MESMO QUE ELE FIQUE EM CASA, tem certeza, garantia que o dinheiro para pagamento de suas contas continuará fluindo, coisa que não acontece com a nossa prestigiosa classe empresarial, sem nenhuma garantia, hora tão sacrificada, em detrimento de medidas que não estão sendo aplicadas em outras agremiações comerciais, principalmente o Centro de Abastecimentos (empresa) e Supermercados.

Logo, os Decretos municipais, as sanções comerciais, ao não serem aplicadas com o mesmo rigor com todos as empresas, ficam sem sentido, injustas e ingratas com os lojistas que estão com seus comércios fechados.
 
 
RESPONDENDO A UM QUESTIONAMENTO, ONDE FUNCIONÁRIA RECLAMA NO FACEBOOK, QUE IPIRÁ NEGÓCIOS SÓ ESTÁ PENSANDO NOS LOJISTAS
 
RESPOSTA:

Ipirá Negócios está pensando nos LOJISTAS e nos FUNCIONÁRIOS

Com apenas cinco pessoas por vez no interior das lojas, funcionários trabalharão em regime de Escalas, com luvas, máscaras faciais, etc. Funcionários idosos terão prioridade de dispensa, e ficarão em casa.

A realidade, infelizmente é que se as lojas ficarem muitos dias paradas, elas não aguentarão, e sem alternativas, sem poderem fazer milagres, os empresários vão começar a dispensar funcionários.

Funcionários dispensados será pior para todos.

O melhor é se estudar alternativas, onde seja melhor para funcionários e empresários.

É hora de funcionários e empresários darem as mãos.

Empresa falida, gera demissão, funcionário na rua.

Pode até doer, mas infelizmente é simples assim
 
 
Veja abaixo, fotos de diversas lojas comerciais fechadas, no centro da cidade, nesta quarta-feira (01/04)
 
 
Lojas fechadas, para evitar AGLOMERAÇÕES, mas nos Supermercados e em todo o Centro de Abastecimentos as AGLOMERAÇÕES são uma constante
 
 
Lojas fechadas, para evitar AGLOMERAÇÕES, mas nos Supermercados e em todo o Centro de Abastecimentos as AGLOMERAÇÕES são uma constante
 
 
Lojas fechadas, para evitar AGLOMERAÇÕES, mas nos Supermercados e em todo o Centro de Abastecimentos as AGLOMERAÇÕES são uma constante
 
 
Lojas fechadas, para evitar AGLOMERAÇÕES, mas nos Supermercados e em todo o Centro de Abastecimentos as AGLOMERAÇÕES são uma constante
 
 
Lojas fechadas, para evitar AGLOMERAÇÕES, mas nos Supermercados e em todo o Centro de Abastecimentos as AGLOMERAÇÕES são uma constante
 
 
Lojas fechadas, para evitar AGLOMERAÇÕES, mas nos Supermercados e em todo o Centro de Abastecimentos as AGLOMERAÇÕES são uma constante
 
 
Lojas fechadas, para evitar AGLOMERAÇÕES, mas nos Supermercados e em todo o Centro de Abastecimentos as AGLOMERAÇÕES são uma constante
 
 
Lojas fechadas, para evitar AGLOMERAÇÕES, mas nos Supermercados e em todo o Centro de Abastecimentos as AGLOMERAÇÕES são uma constante
 
 
Lojas fechadas, para evitar AGLOMERAÇÕES, mas nos Supermercados e em todo o Centro de Abastecimentos as AGLOMERAÇÕES são uma constante
 
 
Lojas fechadas, para evitar AGLOMERAÇÕES, mas nos Supermercados e em todo o Centro de Abastecimentos as AGLOMERAÇÕES são uma constante
 
contador de visitas
 
 
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
 
 
 
   

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados