GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
 
   
 

PRINCIPAL| ESPORTE POLÍCIAREGIONAL |POLÍTICANEWSVITRINE | COLUNA SOC.| POESIAS | VARIEDADE

   
   
 
 
   
 
Prefeitura de Ipirá realiza festa de Réveillon 2019
 
Por Orlando Santiago Mascarenhas
www.ipiranegocios.com.br
01
/01/2020 
 
A festa de Réveillon, promovida pela prefeitura de Ipirá (BA) lotou a praça Roberto Cintra. A confraternização começou às 21h, do dia 31, com Betho Botho.

Nos últimos instantes de 2018, já com a banda Pagodart, foi feita a contagem regressiva para receber 2020 com a esperada queima de fogos. Dando prosseguimento, às 03h, e finalizando a noite festiva, quem animou a galera foi o artista Bruno Rayone.

A praça Roberto Cintra já foi palco de grandes festas

A praça Roberto Cintra, já foi palco de grandes festas. O espaço, era adequado há trinta anos atrás, quando Ipirá tinha uma população pequena, (em torno de 20 mil habitantes), que cabia no espaço com calçamento. A população hoje está em tamanho muito superior (em torno de 70 mil habitantes), fazendo com que as últimas gestões não mais utilizassem o espaço para festas. Nesta gestão, o prefeito Marcelo Brandão, em um ato de pura insensibilidade, retornou a fazer festas no espaço jardinado, hoje, totalmente desadequado e inconveniente.

A praça, por possuir um espaço calçado pequeno, ao ser completamente tomado, inevitavelmente obriga aos cidadãos a invadirem a área jardinada, que por pior que esteja abandonada, não deixa de ser um jardim. A população, em sua grande maioria desaprova totalmente festas na citada praça, mas parece que só o prefeito Marcelo não nota isso. Se tivéssemos um prefeito de pouco nível escolar diríamos que era falta de educação e princípios, que a culpa era do povo que o elegeu.

Festa agride área jardinada

Nesta terça-feira (31), presenciamos as barracas colocadas na praça sem nenhum critério, onde os barraqueiros colocavam as suas barracas onde bem entendiam, ou em cima da calçada, ou em qualquer lugar em cima da área jardinada.

O evento festivo, comandada pelo locutor, Thiago Soares 'Boy', contou com uma estimativa de público de mais de 30 mil pessoas. A praça foi totalmente tomada e pisoteada em seu restante de plantas, um verdadeiro absurdo. Esta gestão, mais uma vez, simplesmente tratou a praça como um grande campo desolado, em um flagrante desrespeito ao patrimônio público, a memória da praça e ao que ela representa, e ao povo de Ipirá.

Ao agir desta forma, nós temos um prefeito, que apesar de possuir educação de nível superior, comporta-se como um prefeito, insensível e negligente, onde não quer enxergar que festas neste local, da forma como está sendo realizada, é uma agressão a área jardinada, parecendo esquecer que a praça Roberto Cintra é a primeira rua desta cidade, sendo um patrimônio histórico de todos os ipiraenses, e é o principal ponto turístico e de lazer desta cidade, e assim, agredi-la é agredir o povo de Ipirá.

'Ipirá, orgulho de viver aqui?'

Persistindo no erro, o que vejo e uma gestão, que em relação a esta praça, tão cara e querida aos ipiraenses é uma verdadeira omissão. Parece que o que se pretende é realmente destruir esta praça, referência para o ipiraense. Enfim, a festa realizada em cima de uma praça jardinada configura-se em um ato bárbaro.

Não prestigiar a praça Roberto Cintra como um espaço histórico, referência para o povo ipiraense, é lastimável, mas além de não conservar e contribuir para a sua destruição total quanto jardim, é no mínimo insensibilidade, irresponsabilidade e desrespeito ao bem público e ao povo de Ipirá.

Negligenciando totalmente a conservação da praça, a Gestão contradiz o seu slogan: 'Ipirá, orgulho de viver aqui', fazendo o bordão soar como um deboche ao povo de bom senso do município.

Já que o prefeito interditou a Praça de Eventos, há um ano, sem nada nela fazer, a festa, poderia acontecer na chamada 'orla', uma área já conhecida por possuir diversos bares e ser isenta de áreas jardinadas. Voltando a salientar, que a praça Roberto Cintra, não possui estrutura para eventos deste porte, a começar pela falta de sanitários. Apesar de serem colocados sanitários (bem no meio das áreas jardinadas), para dar suporte ao evento, presenciámos diversos adultos e crianças fazendo as suas necessidades fisiológicas pelas esquinas, atrás de plantas e nos bares vizinhos a localidade.

Tempo de 'marretadas'

Estamos vivendo um tempo de 'marretadas'. Esta praça é história, uma referência para Ipirá e o seu povo. Não é por que está abandonada que vamos acabar de destruir o que resta dela, acima de tudo ainda é um jardim, e somos um povo civilizado.

Diante do que vem acontecendo, sendo a praça Roberto Cintra uma praça jardinada e não um imenso campo desolado, esta gestão, além de abandoná-la, está tratando esta praça com graves contravenções, pois é muito fácil, quanto gestão, ver que é considerado crime ambiental a invasão de áreas jardinadas, e o governante que não enxergar desta maneira poderá ser processado por crime de omissão e falta de proteção à natureza e ao patrimônio público, com o agravante de que, quanto governo, a gestão deve contribuir para o avanço do município em todos os seus aspectos. Persistir em fazer festa em área jardinada é ir contra o bom senso, é ir na contramão do desenvolvimento, é querer manter o povo em atraso cultural, dando mau exemplo a crianças e a pessoas de pouca formação.

Basta divulgar uma 'Batida de latas'

Está comprovado que o ipiraense gosta de festas, ou seja, basta divulgar uma 'batida de latas', que na falta de melhor opção, já se forma um grande público.

Apesar do grande público, na virada 2019, o que vimos foi um evento sem novidades, sem atrativos. Uma programação centrada nos estilos musicais do Pagode e do Arrocha, excluindo a parcela da sociedade que prefere um estilo mais refinado, ligado a qualidade e estilo de despedida que o momento representa para a grande parte da população, composta por pessoas 'maduras', as vezes saudosistas. Enfim, foi apresentada uma programação musical 'pesada' e excludente, resultando em um público formado em sua grande maioria pelo 'povão', por pessoas da periferia e da zona rural. O povo do centro, em sua totalidade, ou ficou em casa, ou fugiu de Ipirá, foi para outros locais.

Faltou a presença de Políticos, Secretários, Diretores e Vereadores na festa do 'povão'

Vale salientar, que apesar da reportagem ficar (por conta do oficio), das 21 às 3hs, ou seja, um período de 6hs, observando o movimento festivo, não notamos a presença do prefeito Marcelo Brandão, nem do líder político, Luís Carlos Martins, no circuito festivo. Também não notamos a presença de um único Secretário ou Diretor municipal, ou mesmo a presença de um único vereador, que pudessem estar presentes e com isso prestigiarem, junto com o 'povão', as festividades da 'virada'.

Agora é esperar para saber quanto custou esta 'Festa da Virada' para o município, para o bolso do ipiraense.
 
Veja abaixo algumas fotos feitas na praça Roberto Cintra, durante o evento da
'Festa da virada', realizado nesta terça-feira (31).
 
Apresentação da Banda Pagodart
 
 
Praça lotada - Áreas jardinadas totalmente tomadas pela população
 
 
Praça lotada - Áreas jardinadas totalmente tomadas pela população
 
 
Pagodart
 
 
Pagodart
 
 
Praça lotada
 
 
Povão tomou conta da Praça
 
 
Bruno Rayone
 
 
Barracas colocadas em qualquer lugar da praça Roberto Cintra
 
 
Sanitários colocados no centro da área jardinada
 
Veja abaixo fotos recentes que mostram o estado de abandono da praça Roberto
Cintra, que é um patrimônio histórico de todos os ipiraenses
 
 
Barracas são permanentemente deixadas na praça
 
 
Bancos estão sem manutenção
 
 
Em algumas áreas bancos quebrados não foram substituídos
 
 
Espelho d’água está sendo usado como campo de futebol
 
 
Estábulo? - Animais as vezes são encontrados na praça Roberto Cintra
 
 
Dezenas de árvores estão mortas na praça Roberto Cintra
 
 
Esta é uma barraca permanente que encontra-se logo na entrada da praça Roberto Cintra
 
 
'Belo'' cartão postal da Praça Roberto Cintra
 
 
'Belo'' cartão postal da Praça Roberto Cintra
 
 
Parte da ornamentação do São João, que aconteceu há mais de seis meses, ainda se encontra na Praça Roberto C
 
 
É comum encontrar restos de fogueiras dentro da área jardinada da praça Roberto Cintra
 
Veja Também
 
 
 
Sobre o Autor
Orlando Santiago Mascarenhas - Bacharel em Jornalismo / Comunicação Social pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF). Graduando em Direito / Criador e Fundador do site Ipirá Negócios em 20/04/2006. Fone: (75) 99119-9017 | e-mail: osm2112@gmail.com | facebook
OBS: Sempre que for necessária a reprodução total ou parcial de texto/fotos, solicitamos que o Autor e Site sejam divulgados como fonte.
 
acesso gratis  
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
 
 
 
   

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados