GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
 
   
 

PRINCIPAL |  ESPORTE  | POLÍCIAREGIONAL |POLÍTICANEWS  | VITRINE | COLUNA SOC.| POESIAS | VARIEDADE

   
   
 
 
Painéis da Casa da Cultura Herculano da Viola, em Ipirá
   
 
'Roda de conversa' critica inauguração da Casa da Cultura Herculano da Viola, em Ipirá
 
Uma luta nos bastidores das comunicações virtuais pode estar acontecendo
silenciosamente bem diante dos seus olhos
Por Orlando Santiago Mascarenhas
www.ipiranegocios.com.br
14
/05/2019 
 
Neste domingo (12/05), o tema dominante na reunião que acontece na manhã de todos os domingos, na Praça Roberto Cintra, em Ipirá, foi a Inauguração da Casa da Cultura Herculano da Viola, que foi inauguirada, pelo poder público municipal, nesta sexta-feira (10), em Ipirá (BA).

Além das críticas já mencionadas na reportagem "Internautas criticam a programação do São João de Ipirá 2019 e as instalações da Casa da Cultura", publicada no Ipirá Negócios e outros sites da região, outras novas críticas a inauguração da 'Casa da Cultura Herculano da Viola', foram discutidas no encontro que visa à troca de opiniões, relacionadas à política local e nacional.
 
Alguns nomes encontram-se com letras pequenas em comparação com outros nomes bastante destacados
 
Inauguração da Casa da Cultura Herculano da Viola, em Ipirá.

A inauguração que foi bastante criticada nas redes sociais, teve como foco de críticas um mural denominado "Sementes especiais desse torrão...", que contém os nomes de pessoas homenageadas, com letras pequenas em comparação com outros nomes bastante destacados. Alguns internautas questionaram o porquê destas diferenças na grafia dos nomes. "Será que os nomes em destaque possuem maior mérito?", questionou um internauta.

Outros acham que no mural possuem nomes sem sentido algum, apenas porque são nomes consagrados em apoio ao grupo 'Jacu', enquanto nomes de pessoas que contribuíram em muito para a divulgação e o crescimento de Ipirá, em diversas áreas (educação, defesa do meio ambiente, comunicações, etc), foram totalmente negligenciados (esquecidos).
 
“Parece que aproveitaram as madeiras que sobraram do incêndio do Mercado de Artes”, disse um internauta
 
Outras críticas dirigiram-se aos painéis com fotos dos homenageados, onde um internauta disse:"Desculpe os organizadores do evento, mas os painéis com fotos estão parecendo camas típicas do Nordeste, colocadas em pé. Parece que aproveitaram as madeiras que sobraram do incêndio do Mercado de Artes. Os homenageados mereciam algo melhor. Poderia ser painéis feitos com vidro, certamente ficariam mais decentes", disse o estudante, nas redes sociais (Whatsapp).

Outras críticas lembravam que enquanto a Casa da Cultura estava sendo inaugurada, outra Casa, a dos Estudantes de Ipirá, encontra-se abandonada e desmoronando, sem assistência por parte da Prefeitura.
 
Roda de Conversa

Na ‘Roda de Conversa’, um dos participantes questionou: "Segundo alguns defensores dos ‘jacu’, a exposição foi voltada a classe artística. Se foi voltada a classe artística, porque o político e advogado Humberto Colonnezi foi homenageado, com foto nos painéis fotográficos? Desde quando Humberto foi ou virou artista? Partindo desta ótica em que Humberto foi homenageado, por que Delorme Martins e Roberto Cintra não foram mencionados, quando a homenagem era para 'Sementes especiais desse torrão ...', disse o cidadão, complementando: "Vocês sabem por que os nomes deles não foram mencionados? É por que para eles, do Grupo ‘jacu’, estes políticos estão muito acima dos simples mortais citados no painel e na exposição. Pra eles, Delorme e Roberto, não poderiam estar ali, pois estão no Céu", disse o cidadão.
 
Outro cidadão

Dando prosseguimento a conversa, outro cidadão disse: "Talvez eles, nas suas consciências, acharam que a inauguração estava muito desqualificada e misturada, achando melhor, em outra ocasião, com um espaço mais ‘notável’ e menos misturado, apresentarem o ‘primeiro escalão’ do Grupo ‘jacu’, pois, além de Delorme e Roberto, outras personalidades de destaque também não foram mencionados, a exemplo dos ex-prefeitos José Leão dos Santos, Edson Pires Cerqueira, e outros que ficaram de fora", disse o cidadão, complementando: "Ou deixaram os prefeitos de fora da exposição porque ficaria feio colocar só os prefeitos 'jacu'. De outra forma, coerentemente, teriam que colocar os prefeitos 'macaco', a exemplo de Jurandy Oliveira, Antônio Colonnezi, Diomário Sá, etc."
 
Ultimo participante

O último participante da Roda de Conversa disse: "Seja lá o que tiver acontecido, foi um erro, e se puder existir alguma razão pela falta de alguns dos nomes mencionados, era preciso haver um texto, uma comunicação explicativa, com as razões".

"Questiono, se o argumento foi que a homenagem era para artistas, como explicar a foto de Humberto Colonnezi nos painéis fotográficos, e o nome do professor Agildo no mural? Já que disseram que as homenagens se resumiam a classe artística, desde quando Agildo é artista, quando todos sabem que Agildo é professor, historiador e político”, questionou o cidadão, prosseguindo: "O que está acontecendo, e o que não pode existir é um evento deste tipo com diversos questionamentos, e os ‘jacu’ de plantão acharem que todos devem bater palmas como robozinhos que nada enxergam, nada ouvem. Onde apenas ficam criticando reportagens que relatam opiniões vistas por centenas de pessoas nas redes sociais. A imprensa levou ao público as questões que visam o completo discernimento de uma situação, que desagrada alguns, principalmente por ter lembrado e feito a comparação entre duas Casas, a da Cultura, hora inaugurada e a Casa dos Estudantes, abandonada pelo poder público atual".
 
 
Uma luta nos bastidores das comunicações virtuais pode estar acontecendo silenciosamente bem diante dos seus olhos

"A verdade é que muitos não querem enxergar que Ipirá e o mundo mudaram muito desde a gestão de Roberto Cintra. Alguns poucos anos atrás, controlava-se as informações através das emissoras de rádios. Se houvesse jornal, quando era distribuído e conseguia chegar as mãos das pessoas muitas notícias já haviam caído no esquecimento, perdendo o impacto noticioso. Hoje, o mundo passa por uma grande revolução nas informações, diante disso alguns grupos acostumados ao controle midiático, estão desesperados, pois alguns ainda não se adequaram aos novos tempos, tempos estes que para ser ativo nas comunicações não é mais precioso ter poder econômico para comprar uma emissora de rádio, basta ter discernimento e um pouco de coragem para mostrar a verdade dos fatos."

"Hoje, com a perda da força de seus mecanismos antigos, uma administração ineficiente, que pretenda esconder a sua verdadeira face, tem meios para travar lutas com os mecanismos noticiosos verdadeiros e com isso confundir e enganar as pessoas ingênuas que usam as comunicações virtuais, dentre elas as redes sociais".

"Alguns setores, aproveitam que as regras dos meios noticiosos no nosso país, estão desregulamentadas, onde permite que um semianalfabeto possa ser dono de sites e assinar notícias feitas por terceiros. Nesta realidade, quando existe a má intenção, esta desregulamentação dos meios de comunicação permite que mecanismos, visando a enganação, com o intuito de criar confusão e duvidas na cabeça do internauta, aconteça constantemente no mundo virtual".

"Para contrapor as notícias verdadeiras, os poderes que pretendam manter a enganação estão aprendendo rapidamente a usar novas armas, aproveitando-se do estado absurdo em que se encontra os meios de comunicação noticiosos no nosso país".

"Estas novas armas compreendem a manipulação de sites de notícias que são criados e patrocinados por pessoas com o intuito exclusivo de vender espaço para veicular notícias, as vezes feitas por terceiros, que quando possui más intenções, além de manipular sites e seus donos, também manipulam internautas para criar grupos de Whatsapp totalmente com o intuito de enganar. Complementando estes sites e grupos de Whatsapp, internautas também são manipulados para confundir os leitores e disseminar inverdades no facebook e outras redes virtuais".

"Mas, o pior acontece quando determinadas pessoas lançam mãos de golpes espinhosos para tentar desacreditar pessoas, sites e notícias, feitas por profissionais que contrapõem situações que incomodam. Os mal intencionados, em alguns casos, usam sites manipulados, para contrapor, as vezes, jornalistas (por formação), que colocaram as suas nádegas durante cinco anos em bancos de Universidades, onde estudaram História das Comunicações, Ética e Direito nos meios de comunicação, e defenderam diante de uma bancada de Doutores suas pesadas Monografias, para assim, hoje, se disporem a cumprirem o seu trabalho social, visando prestar um serviço de comunicação, com ética e respeito ao leitor".

"Apesar dos esclarecimentos, quero deixar claro que conheço pessoas, em Ipirá, não graduadas que respeito e vejo como pessoas de credibilidade, que agem com competência e respeito dentro do ofício das comunicações, sendo inclusive solidários e possuidores de senso de união, agindo com ética em relação aos companheiros de comunicação, jamais cedendo espaço em seus mecanismos de comunicação, para aqueles que pretendam tentar macular um companheiro de ofício".

"Nesta situação, toda, as impressões colocadas na matéria em discussão "Internautas criticam a programação do São João de Ipirá 2019 e as instalações da Casa da Cultura", não são minhas, não são pessoais, são baseadas em impressões e observações do que tive conhecimento. Ainda lembrando, que jornalisticamente falando, as impressões poderiam sim serem minhas como observador e profissional de imprensa, onde poderia colocar as minhas impressões pessoais em um Editorial".

"Para esclarecimentos, onde chegaram até a dizer que o prefeito me deve e não paga, quero justificar que não tenho e nunca tive com esta gestão ou com o prefeito qualquer problema relacionado a débitos, não pagos".

"Finalizando, ressalto a minha situação como jornalista graduado, e cumpridor de meu ofício e da minha profissão. Às vezes é difícil ver 'amigos e conhecidos de infância' acusando e criando desavenças em uma situação em que apenas se busca cumprir o seu papel social como imprensa, como profissional, onde muitos esquecem que os períodos políticos passam e determinadas 'amizades' que você supunha existissem serão maculadas, onde jamais voltarão a terem a consistência de antes".
 
Matéria Relacionada
 
 

 
 
Sobre o Autor
Orlando Santiago Mascarenhas - Bacharel em Jornalismo / Comunicação Social pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF). Graduando em Direito / Criador e Fundador do site Ipirá Negócios em 20/04/2006. Fone: (75) 99119-9017 | e-mail: osm2112@gmail.com | facebook
OBS: Sempre que for necessária a reprodução total ou parcial de texto/fotos, solicitamos que o Autor e Site sejam divulgados como fonte.
 
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
Que tal colocar seu evento na internet (no Ipirá Negócios, facebook, etc.)? Mostre sua festa, seu
casamento ou aniversário para o mundo, para quem está longe e não pode estar presente.
Aniversários, Casamentos, 15 anos, Bodas, Eventos Empresariais e Esportivos, Congressos e Feiras
                    Telefone: (75) 9119-9017 / Email: osm2112@gmail.com

<<< Clique para mais Informações >>>
 
 
 
Comente esta notícia
Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Termos e condições para publicação de comentários de internautas:

Ipirá Notícias não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem (leia aqui as normas de publicação).
Todos os comentários enviados serão previamente avaliados.

 
   

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados