GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
   
 

PRINCIPAL |  ESPORTE  |  POLÍCIA |  REGIONALPOLÍTICA  | NEWS  | VITRINE  | COLUNA SOC. | POESIAS | VARIEDADE

   
 
 
 
 
Momentos da sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (04)
   
   
 
Vereadores debatem estado de abandono da Casa
dos Estudantes de Ipirá
 
Por Orlando Santiago Mascarenhas 
www.ipiranegocios.com.br 
05/04/2017 
 
A Câmara Municipal de Ipirá (BA) discute a situação da Casa dos Estudantes (AEIPI). Foi realizada na manhã desta terça-feira (04), às 10h, uma sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Ipirá. O objetivo principal foi discutir a situação pela qual vem passando a Casa dos Estudantes de Ipirá (AEIPI). O debate foi coordenado pelo presidente da Casa, vereador Divanilson Mascarenhas.

A residência, de propriedade do município, está localizada no bairro do Tororó, e abriga estudantes de Ipirá, em sua maioria de poucos recursos financeiros, que pleiteiam morada em Salvador.

Alunos do Colégio Maria Montessori se encontravam na sessão. De acordo com os professores, era para que os estudantes tivessem oportunidade de participarem, sentirem na prática a atuação da ‘Casa da Cidadania’, de parlamentares locais, na vida política do município.
 
Estudantes marcam presença na sessão da Câmara Municipal
 
ASSOCIAÇÃO DOS ESTUDANTES IPIRAENSES (AEIPI)
 
Os estudantes da AEIPI, portando faixas e cartazes marcaram presença na sessão. A Presidente da residencia, Aline Leile Goncalves, fez uso da Tribuna.

Segundo Aline, devido a situação de risco de desabamento que a casa se encontra, os residentes acharam melhor se deslocarem até Ipirá, no intuito de esclarecer a situação e agilizar a transferência de todos os residentes para outro prédio. De acordo com Aline, a última reforma da Casa aconteceu no final dos anos 90. Nos últimos anos a deterioração tem se intensificado. Na administração de Aníbal Ramos Aragão (2015), após cobranças, uma análise feita por engenheiros da prefeitura comprovou uma série de problemas estruturais que comprometiam toda a estrutura da residência. Na administração de Juracy (Jota) Oliveira (2016), se voltou a debater as condições físicas do prédio e a urgência em uma solução, mas as obras foram sendo adiadas. Sendo que na atual administração (2017), já aconteceram duas sessões da Câmara para se debater e tratar do assunto, onde os debates se concentraram nas questões se a Casa deveria ser reformada ou demolida, sem no entanto se chegar a uma resolução final.

Agora, recentemente, a Casa começou a desabar, uma parede ruiu. Ao tomar conhecimento da queda da parede, o prefeito Marcelo Brandão (DEM), prontamente fez uma visita nesta segunda-feira (03) para observar o local e conversar pessoalmente com os estudantes, que se encontram aflitos com a situação. A partir desta visita, o prefeito, autorizou providencias imediatas no sentido de alugar uma nova casa e remover com mais urgência possível todos os estudantes.

Quanto a regularização do convênio, que proporciona repasse de alimentos e ajuda financeira a AEIPI, e que se encontra com os meses de janeiro, fevereiro e marco atrasados, ficou esclarecido que o problema tem acontecido, devido as prestações de contas da Casa dos Estudantes se encontrarem irregulares (atrasadas). Os próprios estudantes, através de sua direção, tem que prestar contas, e que estas contas após aprovadas, tem os recursos liberados. A prefeitura é responsável pela aprovação, se liberar os repasses sem aprovação de contas, com dados apresentados pela AEIPI, a gestão municipal poderá sofrer sanções.

Durante a sessão, os vereadores citaram diversas vezes, que em todas as ocasiões que a AEIPI precisou da Câmara, os parlamentares em sua grande maioria sempre pautaram pelo apoio a instituição educacional, que a residência sempre terá o apoio dos vereadores para a opção que melhor se configurar para a sua existência.
 
Vereadores cobraram da Gestão Municipal uma melhor qualidade dos veículos utilizados no Transporte Universitário
 
TRANSPORTE PÚBLICO UNIVERSITÁRIO
 
O estado de conservação e manutenção dos ônibus do Transporte Público Universitário, que foi tema de recente matéria abordada pelo Ipirá Negócios, também foi assunto discutido na sessão desta terça-feira (04). Vereadores cobraram da Gestão Municipal uma melhor qualidade dos veículos utilizados no transporte.

O vereador Divanilson Mascarenhas, falou que solicitou informações do setor responsável e que foi informado que providencias estão sendo tomadas em relação as reclamações relacionadas a bancos sem estofamento e cintos de segurança inutilizados nos veículos. Laelson Neves Já visitou os ônibus e prometeu que conversaria pessoalmente com o prefeito, cobrando a devida manutenção dos veículos.

 
Prefeito, Marcelo Brandão se compromete com aluguel e recuperação da Casa dos Estudantes de Ipirá.
 
A POSIÇÃO DO PREFEITO MARCELO BRANDÃO APÓS A SESSÃO DA CÂMARA
 
Nesta terça (04), logo depois da sessão, a reportagem procurou o gestor municipal. Marcelo Brandão falou que já determinou que um novo imóvel seja alugado com urgência. Segundo Brandão, após a visita, que aconteceu nesta segunda-feira (03), ele ficou abismado com as condições física do prédio, com o descaso dos ex-gestores de Ipirá com os prédios públicos da cidade, sejam eles em solo do município ou sejam em outras cidades.

"Agora, o primeiro passo é alugar um imóvel, com urgência. Já autorizei um aluguel de um ano para um novo local de instalação dos residentes, também já me comprometi com a recuperação, do imóvel que se encontra em estado precário. Depois que o pessoal estiver alojado, vamos de imediato estudar as soluções viáveis para o prédio, solução esta que já devia ter acontecido há muito tempo, mas nada foi feito. Após anos sem nenhuma medida de manutenção, infelizmente a Casa chegou ao estado em que se encontra atualmente", frisou o prefeito Marcelo, complementando: "já pedi que os estudantes responsáveis pela prestação de contas da Casa sejam auxiliados, para que possamos, dentro da lei, liberar os repasses atrasados, com urgência", disse Brandão.
 
 
 
 
 
 
 
 
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
Que tal colocar seu evento na internet (no Ipirá Negócios, facebook, etc.)? Mostre sua festa, seu
casamento ou aniversário para o mundo, para quem está longe e não pode estar presente.
Aniversários, Casamentos, 15 anos, Bodas, Eventos Empresariais e Esportivos, Congressos e Feiras
                    Telefone: (75) 9119-9017 / Email: osm2112@gmail.com

<<< Clique para mais Informações >>>
 
 
Informações:
Tel. (75) 991199017
 
Comente esta notícia
Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Termos e condições para publicação de comentários de internautas:

Ipirá Notícias não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem (leia aqui as normas de publicação).
Todos os comentários enviados serão previamente avaliados.

 
   
   

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados