GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
   
 

PRINCIPAL |  ESPORTE  |  POLÍCIA |  REGIONALPOLÍTICA  | NEWS  | VITRINE  | COLUNA SOC. | POESIAS | VARIEDADES

   
            Fotos: Orlando Santiago Mascarenhas                       
 
 
   
 
Exposição, palestras e lançamento de livro marcam início da III Celebração das Culturas dos Sertões, em Ipirá
 
 
15/10/2014  
 
A III Celebração das Culturas dos Sertões, que acontece este ano em Ipirá, no território Bacia do Jacuípe, foi aberta na manhã desta segunda-feira (13), no Centro Cultural Elofilo Marques. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e, desde 2012, tem reposicionado as culturas sertanejas na agenda política e cultural do estado, através de programações diversificadas.

A abertura contou com a presença do secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim; do prefeito Ademildo Almeida, do diretor do Campus I da Universidade Estadual da Bahia, Fábio Correia; da secretária de Educação, Ramistela Santana; do vereador, Arnon Santana; e de representantes dos artesãos e de empresários do couro.


Em convergência com o “Ipirá Couro Show”, evento que reúne expositores e empresários de produtos derivados do couro da cidade e região, a realização da III Celebração em Ipirá, nesta época, destaca o viés cultural do sertão de acordo com o secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim. “Quando planejamos o evento aqui, foi com o intuito de mostrar, apreciar e refletir a cultura sertaneja em um lugar onde a cultura do couro é tão forte e tem uma relação profunda com o povo do sertão. Até porque fomos o primeiro estado a reconhecer o ofício de vaqueiro, figura importante para a construção do Brasil”, declarou. Sobre o reconhecimento, a diretora geral do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, (IPAC), Bete Gândara, lembrou que o “ofício de vaqueiro é patrimônio imaterial do estado, registrado em 2011, e assinado em Feira de Santana em 2012, sendo, na ocasião, inscrito no Livro de Registro Especial de Saberes e Modos de Fazeres, do IPAC”.

         Foto: Orlando Santiago Mascarenhas
 
Programação na terra do couro
Pela manhã, o público apreciou o acervo da Exposição “Imagens dos Vaqueiros da Bahia”, que reúne pequena mostra do material fotográfico do projeto “Histórias de Vaqueiros: Vivências e Mitologia”, coordenado por Washington Queiroz, com fotos de Josué Ribeiro, Bauer Sá e Elias Mascarenhas, cuja pesquisa de campo foi realizada em diversos municípios do sertão baiano entre 1985/91. O evento seguiu com a palestra “Economia Criativa”, a diretora de Economia Criativa da SecultBA, com Carmen Lima. Durante pronunciamento, a palestrante enfatizou que “toda manifestação cultural tem seu viés econômico” e deu exemplos de como a economia criativa pode criar oportunidade de negócios na região.

Já o poeta e antropólogo, Washington Queiróz, ministrante da palestra “A Civilização do Couro- História e Vaqueiros”, atentou para a necessidade de manter e registrar sistematicamente os bens físicos, móveis, imóveis e arquitetônicos da “época dos currais”, que têm o couro como matéria-prima de diversos produtos, a fim de contribuir para a historiografia brasileira. “Para se ter ideia, o único traje vivo e em uso do Brasil colônia é o do vaqueiro”, contou. Queiróz exibiu o filme “Profissão de Vaqueiro” que conta a viagem de vaqueiros da região para Brasília a fim de participar da sessão de votação, no Senado, que aprovou a lei que reconhece o ofício de vaqueiro como profissão.

O evento seguiu com o lançamento do Livro Cultural do Sertão, que apresenta 16 artigos de pesquisadores do tema, organizado pelo professor Alberto Freire. Os artigos foram apresentados nas duas primeiras edições da Celebração e mostram múltiplos olhares sobre o sertão.

Fonte: www.cultura.ba.gov.br/
 
Leia também
 
 
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
 
 
 
 
ACORDA IPIRÁ: MOSTRA O TEU NEGÓCIO PARA O MUNICÍPIO, O ESTADO,
O PAÍS, E O MUNDO
Acorda Ipirá! Acorda para um novo tempo. O site IPIRÁ NEGÓCIOS possui uma média de 60 mil acessos mensais, isso dá uma média de 2 mil acessos dia. Já pensou o que isso pode representar para você, o seu empreendimento? Em termos de divulgação, abrangência e custo-benefício, IPIRÁ NEGÓCIOS pode afirmar que atualmente é o maior e melhor veículo de propaganda do município, pois, além de divulgar para Ipirá, também divulga você e sua empresa para todo o Estado, o País e o Mundo.
 
Acesse e Leia
Leitura indispensável para alguns empresários ipiraenses
 
Que tal colocar seu evento na internet (no Ipirá Negócios)? Mostre sua festa, seu casamento ou
aniversário para o mundo, para quem está longe e não pode estar presente.
Aniversários, Casamentos, 15 anos, Bodas, Eventos Empresariais e Esportivos, Congressos e Feiras

Filmagens Digitais com DVD - Edição e DVDs personalizados - Equipamentos de última geração
                                     Telefone: (75) 9119-9017 / Email: osm2112@gmail.com
 
Comente esta notícia
Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Termos e condições para publicação de comentários de internautas:

Ipirá Notícias não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem (leia aqui as normas de publicação).
Todos os comentários enviados serão previamente avaliados.

 
   
   
   

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados