GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
   
 

PRINCIPAL |  ESPORTE  |  POLÍCIA |  REGIONALPOLÍTICA  | NEWS  | VITRINE  | COLUNA SOC. | POESIAS | VARIEDADES

   
   
   
 
 
                                                                                                        Fotos: 138 - Por: Orlando Santiago Mascarenhas
   
   
 
IPIRÁ ACORDOU, JOVENS PROTESTAM NO CENTRO DA CIDADE
 
Iniciados no Rio e São Paulo, em manifestações contra o aumento das tarifas de ônibus,
os protestos ganharam adeptos em diversas localidades do país.
   
 
Por: Orlando  Santiago Mascarenhas   
www.ipiranegocios.com.br
  

21/06/2013    
 
 
Em virtude dos protestos ocorridos nas grandes cidades brasileiras e em diversas partes do país, estudantes ipiraenses aderem ao movimento nacional e apóiam as manifestações ocorridas nos últimos dias. Iniciados no Rio de Janeiro e São Paulo, em manifestações contra o aumento das tarifas de ônibus, os protestos ganharam adeptos em diversas localidades do país. E não foram apenas as capitais que entraram na onda: várias cidades do interior também aderiram ao movimento, estão indo as ruas ou marcando passeatas.

Em Ipirá (BA), a articulação aconteceu nesta quinta feira, 20/06, a partir das 16:00 horas, em frente ao Colégio José Saint Clair. O movimento é em protesto por uma saúde pública de qualidade e estruturada; políticas públicas voltadas para a juventude; melhor segurança pública com qualidade e respeito; valorização da educação em plano geral; apoio a manifestação nacional; contra a corrupção; contra os gastos da Copa; pela "união do povo brasileiro" e pelo movimento apartidário pacífico.

Assim como diversas cidades do Brasil, Ipirá mostrou que possui uma parcela de cidadãos que estão conscientes do que é melhor para o povo. De forma pacífica e patriota, os manifestantes deram uma aula pública de protesto apartidário. Liderado por jovens estudantes, portando cartazes, entoando palavras de ordem, os manifestantes dirigiram-se pela Avenida Cesar Cabral. Os líderes do protesto se preocupavam em afirmar que o movimento era apartidário. Segundo os organizadores todos os que acompanhassem o movimento seriam bem vindos, desde que dentro das regras estabelecidas. Entre as frases entoadas destacam-se: "O povo acordou, o povo decidiu: ou para a roubalheira ou paramos o Brasil", "O povo unido não precisa de partido". A manifestação terminou na Praça Roberto Cintra, em frente à igreja matriz. O movimento despertou o interesse de várias pessoas que passavam pela avenida, e acompanharam a manifestação, demonstrando que parte da população esta atenta aos assuntos de interesse local e nacional.

A Polícia Militar (PM), liderada pelo capitão Igor dos Prazeres, deu uma lição de atuação cidadã. Antes do trajeto o capitão se preocupou em se apresentar aos manifestantes e orientar os jovens no sentido de que a polícia estava presente para garantir a tranqüilidade dos manifestantes. Segundo o capitão, os jovens estavam exercendo seus direitos constitucionais de manifestação, desde que não houvesse desordem e incentivo a violência. "Estamos aqui no sentido de orientar e colaborar para que a paz seja mantida durante todo o percurso do protesto," pontuou o capitão.


O protesto organizado pelos estudantes Adriano Dumas, Leanderson Araujo, Wesley Cerqueira e Vitor Souza, foi pacífico, com ordem e demonstração de amor a pátria, um apelo à construção de um futuro onde sejamos os melhores do mundo, não apenas no futebol, mas na educação de qualidade. Educar, combater a corrupção, para que não percamos 'o bonde da história' e possamos estar entre as maiores nações do mundo de uma forma onde todos se beneficiem do seu progresso.

Segundo um dos organizadores do movimento, Adriano Dumas, o protesto movido pelo povo brasileiro, dentre eles o povo ipiraense, é um 'despertar', um exemplo de cidadania. "O Brasil está nos olhos do mundo devido a Copa das Confederações, momento este de demonstrarmos que apesar de ser o país da Copa, somos regidos pela inoperância e corrupção. Enfim o povo do país que diz que está 'dormindo eternamente em berço esplendido', está acordando.

Somos uma nação com uma das mais altas taxas de impostos do mundo, com grandes riquezas, um dos maiores mananciais de petróleo do planeta, um gigantesco potencial humano e de riquezas naturais, no entanto temos misérias, um péssimo serviço de saúde, uma educação pública vergonhosa e segurança pública precária.

O governo tenta mascarar a miséria do país dando esmolas para a classe que esta abaixo dos índices de desenvolvimento humano, a sociedade não deveria precisar de esmolas, ao contrário, se não houvesse tanta corrupção, poderíamos ter educação de qualidade para todo o povo e não estaríamos precisando de tantas 'bolsas' neste país.

O país está gastando uma fortuna na preparação para a copa, é inadmissível. Somos uma nação que precisa ter prioridades e isto não está acontecendo", desabafou o estudante, concluindo: "Precisamos nos manifestar em todo o território nacional, mostrar que o povo brasileiro não está feliz com os caminhos que a nação tem tomado. É hora da união do povo, é preciso mostrar a insatisfação da sociedade, dos estudantes, da classe trabalhadora, das organizações de classe, enfim do povo que realmente trabalha, paga impostos com o suor de seu rosto, e mantém a boa vida da elite política deste país.

O povo precisa mostrar que gosta de futebol, mas educação, saúde e segurança pública devem ser prioritários, sem prioridades seremos sempre terceiro mundo, uma nação construída para poucos, jamais para a totalidade dos brasileiros. Não existe país desenvolvido sem prioridades, sem educação pública de qualidade para seu povo.

Sob esta perspectiva Ipirá não pode ficar fora destes protestos, tem que mostrar que a comunidade, os professores, os estudantes estão de olho no que acontece no país e em Ipirá.

Muitos podem achar longo este comentário, mas longo mesmo é o descaso da elite política deste país para o respeito com a coisa pública, para as reais necessidades do povo brasileiro. Somos uma nação que tem riquezas e um povo trabalhador, enfim um país que tem tudo para ser a maior nação do mundo para todos seus filhos e não só para uma elite, em especial uma elite política", concluiu o jovem ipiraense.

No facebook o grupo conta com a página,
https://www.facebook.com/events/482141805199424/permalink/483225171757754/
 
leram esta matéria.
noticias de buzios
 
 
Sobre
Orlando Santiago Mascarenhas - Concluinte do Curso Bacharelado em Jornalismo / Comunicação Social pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF). Criador e Fundador do site Ipirá Negócios em 20/04/2006. Fone: (75) 9119-9017 | e-mail: ipiranegocios@hotmail.com | facebook

OBS: Sempre que for necessária a reprodução total ou parcial deste texto/fotos, solicitamos que o Autor e Site sejam divulgados como fonte.
 
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
 
Que tal colocar seu evento na internet (no Ipirá Negócios)? Mostre sua festa, seu casamento ou
aniversário para o mundo, para quem está longe e não pode estar presente.
Aniversários, Casamentos, 15 anos, Bodas, Eventos Empresariais e Esportivos, Congressos e Feiras

Filmagens Digitais com DVD - Edição e DVDs personalizados - Equipamentos de última geração
                                     Telefone: (75) 9119-9017 / Email: osm2112@gmail.com
 
Leitura indispensável para alguns empresários ipiraenses.
 
 
Clique na logomarca da empresa para ir à página correspondente.
 
 
 
 
 
Comente esta notícia
Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Termos e condições para publicação de comentários de internautas:

Ipirá Notícias não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem (leia aqui as normas de publicação).
Todos os comentários enviados serão previamente avaliados.

 
 
 
 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados