GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
   

PRINCIPAL |  ESPORTE  |  POLÍCIA |  REGIONALPOLÍTICA  | NEWS  | VITRINE  | COLUNA SOC. | POESIAS | VARIEDADES

 
 
Cristina Villarino - Sucursal da Chapada
17-06-2013
 
O couro vai comer no Arraiá das Caraibas Irecê
 
 
Localizada no semiárido baiano, a cidade de Irecê vai festejar o São João, de 21 a 24 de junho, com o tradicional Arraiá das Caraíbas. A dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, que sobe ao palco no dia 24, é uma das atrações mais esperadas. Além de bandas conhecidas nacionalmente, o público vai dançar muito forró ao som de músicos locais e regionais.

A expectativa é de grandes shows como o da banda Limão Com Mel, que faz a abertura da festa no dia 21 de junho. No sábado, 22 de junho, o cantor Amado Batista leva muito romantismo a baianos e turistas que escolherem Irecê como destino para passar o São João. A banda Desejo de Menina se apresenta no dia 23 de junho, aquecendo a noite com o melhor do forró.Os shows acontecerão na Praça Clériston Andrade, onde, desde 1980, é realizada umas das festas juninas mais tradicionais da Bahia. Durante o São João, não pode faltar o desfile de carroças. O povo de Irecê costuma caracterizar-se com trajes juninos e desfilar pelas ruas da cidade convidando a população para os festejos, abrindo o evento.

Para mais informações sobre o São João em Irecê, basta entrar em contato com a Prefeitura local pelos telefones (74) 3641-3116 e 3641-3118.

Como chegar

Localizado na região da Chapada Diamantina, o município de Irecê fica a 480 km de distância de Salvador. Saindo de Salvador, o acesso à cidade ocorre pela BA-052, conhecida por Estrada do Feijão. Para quem preferir viajar de ônibus, a empresa Águia Branca é a única empresa de transporte que faz a linha Salvador-Irecê. Por conta da demanda durante o período junino, a empresa colocará cerca de 100 horários extras para Irecê. Para mais informações, basta ligar pelo telefone (71) 4004-1010. A empresa também faz a comercialização de passagens online, no site www.aguiabranca.com.br.

 
 
 
 
São João de Iaçu terá mais de 60 horas de forró
No Arraiá do Mochilão, o licor esquenta a emoção.
 
 
A cidade de Iaçu, localizada às margens do Rio Paraguaçu, a 281 quilômetros de Salvador, realiza de 20 á 24 de junho a 9ª edição do Arraiá do Mochilão. A festa é uma das mais importantes da cidade. Com o tema “No Arraiá do Mochilão, o licor esquenta a emoção” serão mais de 60 horas animadas por atrações nacionais e principalmente por artistas locais. Entre as atrações, estão nomes como Caviar com Rapadura, Bonde do Forró, Mega Xote, Bruninho do Acordeon e os Malas do Forró, além de atrações locais como Zumbelê, Trio Nogueira,Casaco de Couro,Chinela de Couro,Bado di Barbosa,Trio Nogueira e J. Kajaíba. Tradicionalmente a festa se inicia com a chegada do Trem Mochilão seguido de apresentações de quadrilhas, shows de bandas musicais e forrozeiros, realização de brincadeiras e manifestações culturais regionais, show de sanfoneiros na rua e arrastão dos candangues (passageiros dos antigos Trem Mochilas).
O Arraiá do Mochilão acontece na praça principal da cidade, em frente à Estação de Trem da Ferrovia Centro Atlântica (FCA). A expectativa da prefeitura é que as apresentações reúnam 15 mil pessoas por noite. Diante do aumento da movimentação na cidade, sobretudo com a chegada de turistas de diversas regiões baianas, donos de restaurantes, hotéis, lanchonetes e pousadas já começaram a contratar mão-de-obra extra.

Os preparativos já estão a todo vapor. Na cidade, moradores e operários dão os últimos retoques nas residências, estabelecimentos comerciais e na Praça de Eventos por onde passarão as atrações da festa. As policias civil, militar e a guarda municipal vão reforçar a segurança da festa. Para garantir bons serviços prestados aos visitantes, a Secretaria de Cultura está qualificando profissionais que vão atuar no circuito da festa.

Economia - O dinheiro dos empregos temporários e a ativação da cadeia produtiva devem render uma boa movimentação. Um dos setores responsáveis pela injeção de recursos na cidade é o de aluguel de imóveis. Os valores variam de acordo com o tamanho de cada casa e vão de R$ 500 á R$ 2 mil.

Como chegar:
Partindo de Salvador pela BR 324, até a Feira de Santana, pegar a BR-116 até o entroncamento com a BA-046. Seguir até o município de Ipirá; a partir daí, pegar a estrada que dá acesso a Itaberaba e em seguida Iaçu. A distância entre Salvador e Iaçu por este caminho é de 272 km.

Outra opção
é pegar a BR-324 até Feira de Santana, seguir pela BR-116 até o entroncamento com a BR-242 até Itaberaba, e a partir daí pegar o acesso a Iaçu. Para quem for sair do sul ou sudoeste da Bahia, o melhor caminho é pela BR-116, até o município de Milagres, e a partir daí, pegar a BA-046 para Iaçu. Em todos os casos, as estradas estão bem conservadas.
Onde ficar:

POUSADA DIAMANTINA, Localizada na BA-245, sentido Marcíonilio Souza, Bairro Boiadeira, próximo à Praça do Mercado. Tel: (75) 8125-4440/9144-2309, quartos com ar-condicionado.

POSTO E POUSADA PORTAL DA CHAPADA, Localizado na BA-046, Km 30, s/n, sentido Milagres. Telefax: (75) 3325-2035- Iaçu- Bahia. Quartos com ar- condicionado.
 
 
 
“IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem”
 
 
 
 
 
 
Quer falar com o autor desta reportagem ? - Para contato use o formulário abaixo.

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:




 
 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados