GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
   
 

PRINCIPAL |  ESPORTE  |  POLÍCIA |  REGIONALPOLÍTICA  | NEWS  | VITRINE  | COLUNA SOC. | POESIAS | VARIEDADES

   
   
                                                                         
 
   
   
 
Fórum Social e da Cidadania debate sustentabilidade socioambiental em Ipirá
   
 
Por: Orlando  Santiago Mascarenhas   
www.ipiranegocios.com.br   

08/06/2013
  
 
 
Com o tema 'Cuidar da terra e cuidar da vida. Não existe vida sem a vida da terra', foi realizado um encontro para debater sustentabilidade socioambiental no município de Ipirá (BA).

O encontro ocorreu neste sábado (08/06), das 8h30 às 12h, no Salão Paroquial, na praça Roberto Cintra, no centro da cidade. O evento que acontece todo segundo sábado do mês é uma iniciativa do Fórum Social e da Cidadania da Diocese do município de Ipirá, sob a coordenação do professor Reis Oliveira.

O evento contou com as presenças de representantes de instituições e organizações, lideranças pastorais, sociais e populares da cidade e do campo, estudantes, professores e outros profissionais ipiraenses.

Outra presença destacada no encontro foi a do palestrante Claudio Dourado (representante da Comissão Pastoral da Terra (CPT) – Diocese de Ruy Barbosa).

Os participantes debateram, fizeram explanações e sensibilizaram sobre a necessidade da população se conscientizar sobre a responsabilidade que tem sobre o futuro da preservação do município. A platéia foi envolvida nos temas concernentes a conservação ambiental e as ações em torno da sustentabilidade socioambiental, com destaque para a questão da exploração mineral, seus impactos e conseqüências para a vida e toda a caatinga.

Diversos questionamentos foram abordados, questões foram levantadas, entre eles, destacam-se: Como estão sendo exploradas as nossas riquezas minerais e quais os benefícios ou malefícios advindos desta exploração para a comunidade local? Aonde vão parar os lucros oriundos desta exploração? O uso dos agrotóxicos, causas e conseqüências, quem lucra com o uso dos pesticidas?

Segundo o palestrante, Claudio Dourado, a resposta para muitos questionamentos, levantados durante o encontro, está na própria comunidade. "A CPT pauta pela defesa dos povos e seu território. A comunidade deve ser participativa, ter conhecimento de suas próprias necessidades. A mineração é resultado de uma exploração que pode trazer grandes conseqüências para a sociedade, é preciso questionar benefícios e prejuízos", pontuou o palestrante.

De acordo com Reis Oliveira, a sociedade precisa estar consciente com os rumos das diretrizes governamentais. "Às vezes o que é estratégico para o governo não é estratégico para a sociedade. A comunidade precisa ocupar espaços e lutar pelas causas que podem influenciar os destinos de um povo. É preciso unir o homem do campo ao da cidade nas questões de interesse de toda a comunidade", pontuou Reis.

Do resultado final do encontro, se conclui que mais perguntas e questionamentos surgem no decorrer do debate; é preciso à sociedade se conscientizar da importância de participar da construção de seu próprio futuro; outros encontros se fazem necessário para esclarecer temas de interesse de toda a comunidade, consequentemente do país e do planeta.
 
leram esta matéria
casa em buzios
 
 
Sobre
Orlando Santiago Mascarenhas - Concluinte do Curso Bacharelado em Jornalismo / Comunicação Social pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF). Criador e Fundador do site Ipirá Negócios em 20/04/2006. Fone: (75) 9119-9017 | e-mail: ipiranegocios@hotmail.com | facebook

OBS: Sempre que for necessária a reprodução total ou parcial deste texto/fotos, solicitamos que o Autor e Site sejam divulgados como fonte.
 
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
 
Leia também
 
Leitura indispensável para alguns empresários ipiraenses.
 
 
Clique na logomarca da empresa para ir à página correspondente.
 
 
 
 
 
Comente esta notícia
Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Termos e condições para publicação de comentários de internautas:

Ipirá Notícias não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem (leia aqui as normas de publicação).
Todos os comentários enviados serão previamente avaliados.

 
 
 
 
  .

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados