GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
   
 

PRINCIPAL |  ESPORTE  |  POLÍCIA |  REGIONALPOLÍTICA  | NEWS  | VITRINE  | COLUNA SOC. | POESIAS | VARIEDADES

   
   
                                                                                                              Fotos: 59 - Por Orlando Santiago Mascarenhas
 
 
Veja momentos da manifestação pública.
   
 
GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO – APLB PROMOVE MANIFESTAÇÃO EM IPIRÁ.
   
 
Por: Orlando  Santiago Mascarenhas   
www.ipiranegocios.com.br   

25/04/2013
|18:35h  
 
 
 
Como estava programado, os profissionais da Educação fizeram na manhã desta quinta-feira (25), manifestações em várias cidades do Estado, terceiro dia de paralisação nacional da categoria, em adesão à greve nacional.

Em IPIRÁ, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB-Ipirá) realizou ato público em frente à Secretaria Municipal de Educação do município. A principal bandeira da categoria a nível local é a defesa do processo de democratização da escolha dos dirigentes escolares e a aprovação do plano de carreira unificado. De forma bastante consciente e com muita garra, os manifestantes defenderam as principais bandeiras do movimento. Apesar da chuva, todos estiveram unidos e firmes.

Após a leitura da CARTA ABERTA AO PODER EXECUTIVO, LEGISLATIVO E À COMUNIDADE, o presidente da entidade local, Arismário Sena, assim como outros diretores da APLB destacaram os rumos do movimento. A categoria chama à responsabilidade o poder Legislativo e Executivo para que não haja um retrocesso na educação Ipiraense.

Os Trabalhadores em educação de Ipirá ressaltam a história de luta galgada pelo Chefe do Executivo em defesa da ética, moral e da democracia e contam com a sensibilização, responsabilidade e compromisso do mesmo para resolver o empasse causado com a aprovação da lei Nº 560/2013.

Os profissionais da educação do Município de Ipirá, ao tempo em que manifestam o seu inconformismo com a falta de prioridade para a educação e a desvalorização profissional, reafirmam o compromisso de continuar na
LUTA E DEFESA, INCONDICIONAL, DA GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR, defesa de uma educação pública, laica, de qualidade e do resgate da valorização, pelo seu direito a um salário justo, ao espaço de formação e a uma carreira decente, enfim, pelo respeito como sujeitos de transformação.

A greve é nacional e faz parte da 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública. A categoria defende: 100% dos royalties do petróleo para a educação; piso Salarial Profissional Nacional ; carreira; redução da Jornada; 10% do PIB para Educação, PNE Já; e aplicação da Convenção 151 da OIT.



Abaixo, a 'CARTA ABERTA AO PODER EXECUTIVO, LEGISLATIVO E À COMUNIDADE':
 
Em assembleia Geral dos Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Ensino de Ipirá, realizada no dia 18 do mês e ano em curso, onde foi debatida, ampla e exaustivamente, a questão acerca do método para a escolha dos dirigentes escolares das creches e unidades escolares da rede oficial de ensino do Município de Ipirá, Estado da Bahia, quando tínhamos garantido em Lei o processo de escolha de tais dirigentes, pelo método eletivo, com base na Lei de Diretrizes e Basesda Educação (LDB 9394/96); fomos surpreendidos pela ação inconsequente e retrograda do Vereador JAILDO SANTOS SOUZA, que no apagar das luzes do exercício legislativo/2012, por conseguinte, fim do período legislativo passado, indicou e foi aprovado o Projeto de Lei, posteriormente sancionado pela Prefeita ANA VERENA, a Lei Nº 560/2013;que cortou o direito democrático e elementar dos trabalhadores em educação, dos profissionais do magistério e da comunidade escolar, ou seja, pais e alunos, de escolherem os seus Diretores e Vices.

Ante o exposto, a Assembleia deliberou, à unanimidade, pela continuidade da LUTA E DEFESA, INCONDICIONAL, DA GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR, seja pela via das eleições diretas ou da certificação, ambos acompanhados de provas de títulos, além das exigências pertinentes à Lei do Estatuto do Magistério Público Municipal de Ipirá, Lei Nº 394/08.

Em tempo gostaria de salientar que o novo PNE (Plano Nacional da Educação) decênio 2011/2020, que tramita no senado, traz como meta Nº19, a democratização do processo de escolha dos dirigentes escolares.

Esperamos, contudo, que o Chefe do Executivo pela história que galgou em defesa da democracia, assim como o Legislativo Ipiraense que no passado legislou em defesa dos interesses da democracia e da comunidade, não irão retroceder diante dessa atitude antidemocrática e antipopular, ao contrário,terão a sabedoria para defenderem esta causa em favor do progresso humano e do crescimento sócio-político e educacional do nosso município.

Ipirá, 23 de abril de 2013.
 
ASSEMBLEIA GERAL
APLB/SINDICATO – DELEGACIA SERTANEA

 
Aperte o play e ouça entrevista exclusiva com o Presidente da APLB Sindicato – Ipirá, Arismário Sena.
 
Arismário Sena, Presidente da APLB Sindicato – Ipirá (BA).
Clique em Play para ouvir.                                                                                                                Duração: 14m:24s
 
leram esta matéria.
copahost
 
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
COMENTÁRIOS:
Nome: Aloísio Santos Pereira
Email: dududos8baixos@hotmail.com


Mensagem: DOU PARABÉNS PELA CATEGORIA DOS PROFESSORES AQUI EM IPIRÁ AINDA TEMOS UMA PESSOA QUE SE MANTEM FIRME PELOS TRABALHADORE. ESTA PESSOA É O PROFESSSOR ARISMARIO DO PCdoB, O RESTO SE CURVARAM, ANTES FALAVAM ANTE UM PALAQUE, LHE DOU NOTA 10 ARISMARIO PALA SUA LUTA.

Nome: MONICA FREITAS DA SILVA
Email: monicamayra2@yahoo.com.br

Mensagem: Lembramos que a manifestação foi tirada em assembléia, por conta da categoria não aceitar a lista tríplice que no fundo não passa de indicação. Queremos eleição e/ou certificação.
 
Leia também
 
Leitura indispensável para alguns empresários ipiraenses.
 
 
 
Clique na logomarca da empresa para ir à página correspondente.
 
 
 
 
 
Comente esta notícia
Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Termos e condições para publicação de comentários de internautas:

Ipirá Notícias não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem (leia aqui as normas de publicação).
Todos os comentários enviados serão previamente avaliados.

 
 
 
 
  .

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados