nm
 
 
 
 
 
 
 
 
GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
   

PRINCIPAL |  ESPORTE  |  POLÍCIA |  REGIONALPOLÍTICA  | NEWS  | VITRINE  | COLUNA SOC. | POESIAS | VARIEDADES

 
COLUNA REGIÃO DA CHAPADA
 
Cristina Villarino - 30-10-2011
E-mail - cristinavilarino32@gmail.com
 
 
 
Pedro Tavares prestigia XXV Congresso Brasileiro de Direito Administrativo ao lado de Temer
 
O deputado estadual Pedro Tavares (PMDB) participou da abertura do XXV Congresso Brasileiro de Direito Administrativo, no Bahia Othon Palace, ao lado do presidente da República em exercício, Michel Temer. Licenciado como presidente nacional do PMDB em virtude da vice-presidência do Brasil, Temer, veio à Salvador para fazer uma palestra sobre Reforma Política.

“É uma honra para a Bahia receber um renomado jurista como Temer que mesmo com tantas atribuições inerentes ao cargo vem mais uma vez ao Estado para prestigiar este importante congresso”, disse Tavares.
 
 
 
 
Pedro Tavares visita presidente do partido PMDB de Itaberaba.
 
O deputado estadual Pedro Tavares (PMDB) fez uma visita ao presidente do partido em Itaberaba, o vereador Dinho do Fluminense, no ultimo sábado(22).

Pedrinho foi prestigiado pelo vice-prefeito de Iaçu, Nixon Duarte, pré-candidato a prefeito do município na eleição de 2012, pelos membros do Diretório Municipal do
PMDB de Itaberaba, inclusive os cinco pré-candidatos a vereadores pela legenda, além de amigos e simpatizante.
 
 
 
 
Municípios com perdas no FPM apresentam proposta de medida compensatória ao Estado e União
 
Em reunião na sede da UPB, quarta-feira (26), prefeitos e representantes dos 41 municípios baianos que tiveram perdas no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em virtude do último Censo/IBGE, definiram três propostas de medidas compensatórias para entregarem ao governador Jaques Wagner, conforme solicitado pelo mesmo
em audiência com os prefeitos na UPB. Prefeito de Itambé, Moacir Andrade, principal representante dos municípios com perdas, destaca que, “a Bahia foi o estado com mais municípios com perdas. Precisamos garantir formar de compensar parcialmente o prejuízo acumulado até aqui e de evitar novos prejuízos em 2012”. De acordo com a prefeita de Mortugaba, Rita de Cássia, e o prefeito de Maracas, segundo secretário da UPB, Nelson Portela, “é necessário convênios com o governo do estado que ajudem compensando, nem que seja parcialmente nas perdas que tivemos. Como também contarmos com a intervenção de Wagner, em Brasília, para aprovação do PL 141 que estipula a redução gradativa do FPM em 10 anos”. O presidente da UPB, prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, marcou uma reunião com o deputado Nelson Pelegrino, líder da bancada baiana na Câmara dos Deputados, para elaborar uma Emenda de Bancada que destine, emergencialmente, verbas para todos os municípios com perdas no FPM. Ao final da reunião os prefeitos assinaram um ofício a ser entregue ao governador com a proposta, a nível estadual, de um convênio compensatório através do escalonamento dos valores com base no índice populacional de cada município, e duas propostas federais para intermediação do governador junto à União, sendo uma a Emenda de Bancada e outra a votação do PL 141/2007 ainda este ano.
 
 
 
 
EBDA contribui com expansão do PAA em Souto Soares.
 
O munícipio de Souto Soares, no Território da Chapada Diamantina, é o pioneiro em número de projetos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Este mérito é do Posto Avançado da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S. A. (EBDA), que por meio de convênio de cooperação técnica com a prefeitura local, realizou, este ano, a implantação e renovação de cinco projetos do PAA, nas comunidades de Mundo Novo,        Sítio Novo,        Pocinho,
Morrinho de Baixo e Quixaba. De acordo com o técnico agrícola da EBDA, Júlio Castro, o programa beneficia, no município, a cinco associações que, juntas, somam 164 agricultores familiares, e a 25 entidades consumidoras, entre creches, escolas, asilos, entidades beneficentes e outros, correspondendo a mais de 7.700 pessoas favorecidas. “Para atender a estas pessoas, é gerada uma produção de mais de 100 toneladas de derivados da mandioca e de polpas de frutas, que corresponde a um valor aproximado de R$ 495 mil, em recursos que voltam a circular na economia local”, explicou o técnico.
 
 
 
 
Morro do Chapéu na mira da Justiça
 
Atendendo a uma ação proposta pelo Ministério Público do Estado da Bahia, a Justiça determinou quarta-feira (26), que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) suspenda a realização de consultas públicas que estavam marcadas para esta quarta (26), quinta (27) e sexta-feira (28), para que a população pudesse avaliar a revisão da poligonal da ‘Unidade de Conservação Parque Estadual de Morro do Chapéu’. As consultas, de acordo com a medida judicial, teriam sido marcadas sem que os estudos técnicos necessários fossem disponibilizados, ou que as datas fossem divulgadas de forma adequada, de modo que o povo pudesse participar. A ação cautelar, atendida agora pela Justiça, foi proposta pela promotora de Justiça de Morro do Chapéu, Edna Márcia Souza Barreto de Oliveira, em conjunto com a coordenadora do Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco (Nusf), promotora de Justiça Luciana Khoury. Na ação, relata-se que, em agosto, a Sema contratou uma empresa para realizar a revisão da poligonal, entretanto, os estudos técnicos que propõem a alteração não foram disponibilizados para análise e discussão, inviabilizando a participação da população local. Mesmo a consulta, marcada para os dias 26, 27 e 28, teria sido pouco divulgada, apenas nos sítios eletrônicos. Levando-se em conta que, em Morro do Chapéu, grande parte da população não possui acesso aos meios formais de comunicação, seria necessária a divulgação em rádios locais, carros de som, panfletos, cartazes, bem como convites endereçados às autoridades e à população em geral. A liminar estabelece um prazo mínimo de 30 dias para que a consulta seja remarcada, determinando ainda a realização de uma ampla divulgação e a imediata disponibilização dos estudos técnicos com seus respectivos mapas para a sociedade local, a Prefeitura, a Câmara dos Vereadores e o Ministério Público. Em caso de descumprimento, a Sema será obrigada a pagar uma multa diária de R$ 1.000,00. Fonte: Jornal da Chapada.
 
 
 
“IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem”
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Quer falar com o autor desta reportagem ? - Para contato use o formulário abaixo.

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:




 
 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados