GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
   

PRINCIPAL |  ESPORTE  |  POLÍCIA |  REGIONALPOLÍTICA  | NEWS  | VITRINE  | COLUNA SOC. | POESIAS | VARIEDADES

 
                                                                                                             Fotos:18 - Por Orlando Santiago Mascarenhas
IPIRÁ – IV FÓRUM DE EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA.
 
Por Orlando Santiago Mascarenhas
E-mail: eventos@expovideo.com.br

04/06/2010
 
A plenária da Câmara Municipal, em Ipirá-BA, foi palco na quarta-feira, 02 de junho, das 8 às 12 horas, de um importante evento. Trata-se do IV Fórum de Educação Contextualizada do município. O encontro é uma realização da Prefeitura Municipal de Ipirá, através da Secretaria Municipal de Educação.

O Fórum contou, com a presença do Prefeito Municipal, Diomário Gomes de Sá; Secretária da Educação, Maria Vanda Barreto; Gerente Pedagógica, Mônica Leite Pires; Coordenadora Administrativa, Evanice O. Colonnezi; Secretário de Educação de Pintadas, Carlos Alberto Almeida, funcionários da Secretaria de Educação, educadores, diretores, coordenadores, representantes de instituições de ensino e da sociedade civil e muitos convidados que prestigiaram o evento.

O público alvo do evento são Secretários (as) de Educação, Coordenadores (as) pedagógico e professores que trabalham com educação contextualizada. Dentre os objetivos do Fórum estão a partilha de experiências e projetos em educação contextualizada do município e analisar os desafios, os avanços e as perspectivas da educação contextualizada.

O fórum tem como objetivo principal contribuir para a interação e debate entre profissionais da educação, pesquisadores, gestores de programas e políticas públicas, estudantes e o público em geral visando à produção coletiva de subsídios voltados ao aperfeiçoamento e implementação de políticas públicas que contemplem os princípios e preceitos da educação contextualizada para a convivência com o território rural. Para isso, a região é abordada levando-se em conta suas características peculiares, especificidades e diferenças para que, assim, busquem-se alternativas para a permanência das pessoas na região; e, não, o seu abandono.

Ao decorrer da programação, foram apresentadas algumas experiências municipais de educação contextualizada, destacando iniciativas vivenciadas na área rural, o diagnóstico rural participativo, entre outras.

O prefeito do município, Diomário Sá, entende que existe a importância e necessidade de se conhecer a realidade rural para que se pense o projeto pedagógico das instituições de ensino do município."A educação contextualizada se constrói com os seus principais sujeitos, os agricultores e agricultoras familiares a partir das suas lutas pela água, pela terra, pelos seus direitos. É uma educação que dialoga com o ecossistema, respeitando as características e necessidades do povo do campo", assinala.

Segundo a secretária da Educação do município, Maria Vanda Barreto, a educação contextualizada funciona como um curso de especialização para os professores voltados a área. "A educação contextualizada, busca trabalhar a partir da cultura local e dos valores nela construídos, os professores se especializam e conhecem melhor a realidade regional enquanto ensinam aos alunos", disse.
 
 
“IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem”
 
 
 
 
Garanta logo a sua loja no PASSARELA CENTER.

Aluguel a partir de R$300,00.

Inauguração prevista para 05 de junho de 2010.

O ponto comercial mais estratégico do centro de Ipirá.
Contatos: Odonel (75) 3254-1316 / Silvia (75) 9123-6679
<<< e-mail >>
 
   

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fotografia e Filmagem Digital para Eventos Sociais 
 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados