GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
   

PRINCIPAL |  ESPORTE  |  POLÍCIA |  REGIONALPOLÍTICA  | NEWS  | VITRINE  | COLUNA SOC. | POESIAS | VARIEDADES

 
                                                                                                   Fotos: 38 -Por Orlando Santiago Mascarenhas
IPIRÁ – FUNDAÇÃO DA APAE.
 
Por Orlando Santiago Mascarenhas
E-mail: eventos@expovideo.com.br

21/05/2010
 
Foi fundada no dia 20 de maio 2010, a mais nova unidade da APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a APAE de Ipirá, onde esteve presente o Presidente da Federação das Apaes do Estado da Bahia, Carlos Resende, além de autoridades locais e convidados.

A Assembléia para fundação da APAE de Ipirá aconteceu na Casa Paroquial, situado a Praça Roberto Cintra – Centro. O evento contou com forte presença da comunidade local, que se mostra bastante sensível a causa da instituição.

O Presidente da Federação das Apaes do Estado da Bahia, Carlos Resende, em seu discurso enfatizou bem a necessidade do trabalho coeso e permanente da comunidade, juntamente com as famílias de pessoas com deficiência, para manterem firmes os propósitos sociais da instituição.

Convidada para participar do evento que também elegeu e empossou a diretoria da Apae, a secretária da Assistência Social, Landecy Passos, ressaltou a importância do acontecimento. "Ter uma sede da APAE em nossa cidade é ter um sonho realizado. É mais um reforço para mostrarmos que todas as pessoas com deficiências tem os direitos iguais aos outros cidadãos", disse Landecy.

Vale lembrar que dos 417 municípios baianos só 87 possuem sedes da APAE.


O QUE É A APAE E EM QUE CONSISTE SEU TRABALHO?

As APAEs - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, trabalham em prol dos portadores de necessidades especiais, chamado de excepcionais pelo movimento apaeano.

No Brasil a 1ª APAE criada foi no Rio de Janeiro em 1954; atualmente conta com cerca de 1600 APAEs filiadas a Federação Nacional e distribuídas em Federações Estaduais.

As APAES tem como objetivo a sensibilização e a conscientização da sociedade brasileira, ressaltando que a acessibilidade não se resume as adaptações arquitetônicas, tais como rampas ou barras de apoio, recursos estes imprescindíveis para a locomoção e que devem ser assegurados. A APAE procura tornar público que o conceito “acessibilidade” é mais abrangente, significa fazer parte, conviver e, claro, ter acesso. E para uma pessoa com deficiência ter tudo isso, ela precisa de algo essencial: a mudança de atitude da sociedade.

São destacadas como formas de acessibilidade a participação esportiva, atividades culturais, escolar (por meio do currículo adaptado e com as necessidades peculiares garantidas), lazer e também ao mercado de trabalho, pois a pessoa com deficiência intelectual também possui potencialidades e capacidades produtiva, devendo ser respeitada e valorizada enquanto parte constitutiva do nosso meio social.

Sob essa perspectiva, a APAE espera o apoio da sociedade, a superação de preconceitos e a mudança de postura em relação a pessoa com deficiência intelectual, dessa forma, sendo parceira no trabalho de garantia da acessibilidade social.
 
“IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem”
 
 
 
 
 
Garanta logo a sua loja no PASSARELA CENTER.

Aluguel a partir de R$300,00.

Inauguração prevista para 05 de junho de 2010.

O ponto comercial mais estratégico do centro de Ipirá.
Contatos: Odonel (75) 3254-1316 / Silvia (75) 9123-6679
<<< e-mail >>
 
   

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fotografia e Filmagem Digital para Eventos Sociais 
 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados