GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
   

PRINCIPAL |  ESPORTE  |  POLÍCIA |  REGIONALPOLÍTICA  | NEWS  | VITRINE  | COLUNA SOC. | POESIAS | VARIEDADES

 
                                                                                                   Fotos: 39 -Por Orlando Santiago Mascarenhas
Ipirá - Governo e agricultores discutem Agricultura Familiar.
 
Por Orlando Santiago Mascarenhas
E-mail: eventos@expovideo.com.br

18/05/2010
 
As dificuldades e necessidades de centenas de produtores rurais de Ipirá (BA) foram discutidas durante o I Seminário de Compras Institucionais da Agricultura Familiar.

Com objetivo de discutir em especial os problemas relacionados a compras institucionais, representantes do Governo Estadual e Municipal juntamente com representantes da COODAP – Cooperativa de Ipirá, reuniram setores e representantes relacionados ao campo, em especial ao pequeno agricultor.

Diversas associações rurais participaram do evento. O encontro aconteceu no Mercado de Artes e Artesanato de Ipirá, na quinta-feira (13).

A programação contou com a presença do Prefeito do Município, Diomário Gomes de Sá; Elton Alves Sampaio, Secretário da Agricultura Municipal - Ipirá; Ruy Costa, ex-secretário de Relações Institucionais do Estado; Ailton Florêncio dos Santos, Superintendente da SUAF; Lourival Gusmão, Delegado do MDA, na Bahia; Rose Pondé, Superintendente - Conab Bahia e Sergipe;
Júlio César Leal Santos, Gerente da Regional – EBDA - Ipirá; Arnor Pereira de Santana, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Ipirá; Jaime Oliveira, presidente – COODAP - Ipirá; além de diversos outros representantes de instituições.

No encontro, foram discutidas questões relacionadas a produção agropecuária, transportes, comercialização, armazenamento e assistência técnica, crédito rural, meio ambiente, ensino de técnicas agrícolas, inserção social dos produtores. Entre os problemas apresentados estão as condições inadequadas para distribuição da produção e a carência de recursos para qualificar o trabalho dos agricultores.

Segundo dados apresentados pelo superintendente de Agricultura Familiar da Seagri, Ailton Florêncio, na Bahia, 70% dos alimentos produzidos vêm da agricultura familiar. “O Governo do Estado prioriza a agricultura familiar e a economia solidária, tendo-os como um dos principais eixos para o desenvolvimento do estado”, destacou Florêncio.

Para o prefeito Diomário, a agricultura familiar impulsiona a economia solidária e se adapta melhor a uma perspectiva de geração de empregos, renda e qualidade de vida. "Devemos apoiar o trabalho dos agricultores familiares, incentivando a produção e comercialização de seus produtos. A agricultura familiar produz em pequena escala, possuem menos dependência de insumos agrícolas e dialogam melhor com os aspectos do ambiente, é uma boa estratégia no sentido da inclusão social e principalmente, de uma resposta a valorização do espaço rural", afirmou.

Para Elton Alves, Secretário da Agricultura Municipal, a tecnologia para a agricultura familiar deve ser simples, popular e basear-se nos seus próprios sistemas de produção, dando ênfase aos recursos locais e nativos. "O desenvolvimento da agricultura familiar deve começar com o conhecimento das necessidades dos produtores e da forma como eles as percebem", Comentou.

O governo federal em parceria com governo estadual desenvolveu o ‘programa da agricultura familiar e economia solidária’, que impulsiona a comercialização dentro das perspectivas da economia solidária. Na Bahia, a SUAF – Superintendência da Agricultura Familiar e o CESOL - Centro Público de Economia Solidária, apóiam o trabalho dos agricultores familiares, incentivando a comercialização de seus produtos.
 
“IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem”
 
 
 
 
Garanta logo a sua loja no PASSARELA CENTER.

Aluguel a partir de R$300,00.

Inauguração prevista para 05 de junho de 2010.

O ponto comercial mais estratégico do centro de Ipirá.
Contatos: Odonel (75) 3254-1316 / Silvia (75) 9123-6679
<<< e-mail >>
 
   

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fotografia e Filmagem Digital para Eventos Sociais 
 

 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados