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                                                                                                                                                                 Fotos: 30 - Por Orlando Santiago M.
 
ALUNOS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DISCUTEM
O MERCADO PUBLICITÁRIO
 
Por Orlando Santiago M.
26-05-2009
Alunos do 1° Ano de Publicidade e Propaganda da UNEF - Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana, apresentaram no auditório da instituição, um encontro de alunos e profissionais do mercado publicitário.

O objetivo foi promover o debate sobre o mercado de trabalho do publicitário e aperfeiçoar o aprendizado dos alunos de Comunicação Social – Jornalismo, Publicidade e Propaganda, aproximando-os cada vez mais da realidade do mercado e aos objetivos do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda no cenário nacional e em especial em Feira de Santana e região

O encontro contou com a presença dos alunos dos cursos de Comunicação Social – jornalismo, Publicidade e Propaganda, professores, profissionais da área de comunicação (Jornais, Radio Tv e Web) e a participação dos palestrantes Alex Murilo e Eliane Castro, sócios da Agência de Publicidade Critérios; Carlos Augusto, Jornalista e Fotógrafo Profissional; Valdino Cruz, Gerente de Publicidade das Óticas Diniz.

Segundo Alex Murilo e Eliane Castro, o mercado de trabalho para os publicitários divide-se basicamente entre agências de propaganda, departamentos de marketing de empresas e veículos (rádios, jornais, TVs, revistas). Em geral, a criação da peça publicitária fica por conta de dois profissionais, ligados ao texto e à imagem. Depois de criadas, as idéias de uma campanha são materializadas pelos profissionais do setor de produção, que cuidam da confecção, em gráficas e produtoras, de fotolitos para anúncios em jornais e revistas, jingles ou spots para rádios e vetês para as televisões, além de matrizes para outros tipos de peças, como outdoors, cartazes, folhetos, volantes, banners etc

Para Valdino Cruz, quando se fala em publicidade, montar uma boa campanha é, sobretudo, um trabalho de equipe. Faz parte do planejamento saber qual o retorno que a empresa espera da campanha, realizar troca de opinião com gerentes e vendedores. A veiculação de campanhas nos meios de comunicação é tarefa dos profissionais de mídia, cuja atividade se pauta por uma estratégia em que se levam em conta a escolha dos veículos mais apropriados e a verba existente.

“O publicitário deve compreender o meio e as pessoas”, ensina Carlos Augusto. “Um novo espaço se abre com a internet. Atualmente o uso da Informática e das Novas Tecnologias de informação torna-se indispensável aos profissionais e agentes publicitários. O profissional de Publicidade e Propaganda se faz presente também em agências de promoção de vendas, institutos de pesquisa de mercado, fotografia, produtoras de filmes publicitários, empresas de comunicação empresarial e departamentos de marketing e comunicação corporativa de grandes empresas, além de exercer o magistério nos cursos superiores da área”, concluiu Carlos Augusto.

Conforme Reginaldo Junior, estudante de Jornalismo, as agencias de publicidade ainda não acordaram para o potencial da web. “A Internet é um poderosíssimo meio para publicidade. Comparativamente com os outros meios de comunicação, a Internet apresenta, essencialmente, as seguintes vantagens:
- Dinâmica. A sua mensagem pode ser apresentada de uma forma dinâmica, utilizando os recursos que a informática disponibiliza.
- Visibilidade. Ao contrário da publicidade publicada nos outros meios, a publicidade na Internet está sempre acessível. 24 horas por dia, 365 dias por ano, em todo o mundo.
- Interatividade. Através da utilização de software para uso de formulários, foruns e conversas, o cliente pode estar imediatamente em contato com empresas e pessoas, aumentando, assim, a resposta da sua mensagem publicitária de uma forma impossível de concretizar através dos outros meios de comunicação.
- Preço. Comparativamente com os outros meios, a publicidade na Internet tem custos extremamente mais baixos“, concluiu Reginaldo.

Temas como Profissionalização, mercado de trabalho, estágio, e valorização do profissional; foram pautas do encontro. Ao final, chegou-se a conclusão que o mercado profissional é amplo e competitivo; a Universidade é um caminho e depende muito do aluno. É preciso ter criatividade e convencer as pessoas. Ou mais: com uma idéia inteligente e bem executada, esses profissionais são capazes de criar uma imagem que faça o produto vender. Por aí, dá para calcular o valor desses profissionais para setores como a indústria e o comércio. Ter o dom de construir ou modificar imagens é um atributo que interessa também aos políticos – o que favorece o mercado de trabalho para os publicitários nos anos eleitorais. Para finalizar foi oferecido um coffee break a todos.
 
Ouça entrevista com o jornalista Humberto Cedraz.
 
Clique em Play para ouvir.                                    Duração: 00h:04m:14s
 
 
 

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