GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
   

PRINCIPAL |  ESPORTE  |  POLÍCIA |  REGIONALPOLÍTICA  | NEWS  | VITRINE  | COLUNA SOC. | POESIAS | VARIEDADES

                                                                                                                                                                           Fotos: Orlando Santiago M.
                                                                                                                                                                                                          Fotos: 11
 
ENCONTRO MUNICIPAL DE ASSISTENTES SOCIAS DE IPIRÁ
 
Por Orlando Santiago M.
20-05-2009
15 de maio é Dia do Assistente Social. Em Ipirá, a data foi lembrada com um Encontro Municipal de Assistentes Sociais. O evento aconteceu na sede do NUDH - Núcleo de Direitos Humanos e reuniu profissionais de Serviço Social e estudantes que atuam nos órgãos de Ipirá.

Participam do encontro: Joelma Matos de Oliveira do NUDH; Elisnara Rodrigues Figueiredo da Secretaria Municipal de Assistência Social; Liliane Sampaio Oliveira e Luciana Almeida Azevedo do CREAS; Liege Santos Colonnezi e Rosangela da Silva Santana do CRAS; Betania Pereira da Silva – Estagiaria da Secretaria de Assistência Social de Ipirá.

A realização do encontro, teve como objetivo discutir a realidade social: a formulação, implementação, gestão e avaliação de políticas sociais – planos, programas e projetos desenvolvidos junto a órgãos da administração pública, que favoreçam a luta pela cidadania e a melhor qualidade de vida da comunidade.

Segundo Joelma Matos, o assistente social é o profissional que tem em mente o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade. Sua atuação é muito ampla: o assistente social estará onde for necessário, orientando, planejando e promovendo uma vida mais saudável - em todos os sentidos.

Para Betania, o encontro foi uma experiência bastante positiva. "Precisamos discutir e buscar as melhores formas de atuações, com o objetivo de tornar todos os órgão relacionado à assistência social, atuantes, dentro de uma dinâmica coordenada e prática para melhor servir a comunidade", relatou.

Atribuições do Assistente Social.

Os Assistentes Sociais assumem cotidianamente, o compromisso de defesa, ampliação e consolidação dos direitos sociais, representa o momento de reafirmação de seu projeto ético-político pautado na busca por uma sociedade de igualdade e de justiça social.

O seu trabalho tem como principal objetivo garantir aos usuários dos seus serviços, o acesso aos direitos assegurados na Constituição de 1988 e na Legislação complementar.

Dentre as atribuições do assistente social, de acordo com a lei nº 8.662/93 (Lei de Regulamentação da Profissão) destacam-se:

Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos do serviço social;
Pesquisas e estudos que possibilitem o conhecimento da realidade social;
Prestar assessoria e consultoria aos órgãos da administração pública, direta e indireta, empresas e movimentos sociais.


No Município de Ipirá as Assistentes Sociais atuam em programas sociais, tais como:CRAS ( Centro de Referencia da Assistência Social)

CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social )
NUDH ( Núcleo de Direitos Humanos)
CEAPA (Central de Apoio e Medidas Alternativas )
SECRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL ( Responsável pela assessoria aos programas sociais do Governo Federal em parceria com o Município )

Vale lembrar que para exercer essa profissão a pessoa deverá ingressa na Universidade e após quatro anos de estudos acadêmicos se inscrever no Conselho
Regional de Serviço Social (CRESS) que credenciará para assumir as competências privativas do Assistente Social.
 
 
 
 
 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados