VOCÊ CONHECE A CHINA? TEM CERTEZA?
 

CULTURA – (de Goiânia – GO) Em Agosto deste ano, todos os holofotes do mundo estarão voltados para a China, por causa dos Jogos Olímpicos de Pequim. Mas o que não podemos imaginar são as curiosidades a respeito do país mais populoso do mundo. A primeira delas é a utilização de cartões de crédito; a China permite em parte algumas regalias do ocidente, mas os

cartões de crédito são restritíssimos neste país “continente”. Após muitas negociações (milionárias), somente a bandeira VISA poderá operar durante as olimpíadas; Mastercard, Diners Club, American Express e Mont Blanc, terão todas as suas operações paralisadas. Eita regime brabo! Mas isso não chega a ser uma curiosidade; os fenômenos chineses são os que seguem...:

1. A cada feriado do Ano Novo chinês, mais de 300 milhões de pessoas viajam pelo país, para visitar parente, sendo o maior movimento migratório do planeta. Como não conseguem ir ao banheiro nos trens superlotados, muitos viajantes usam fraldas para adultos.

2. A polícia não tem armas. Aliás, ninguém carrega armas, e o crime praticamente não existe entre os civis. Também pudera; aquela clássica história do criminoso ser executado com uma bala na nuca em estádios esportivos e a bala ser cobrada da família assusta qualquer um. A China é o país que mais executa prisioneiros no mundo.

3. Após décadas do mais puro regime comunista, os chineses ignoram o que é privacidade. Bisbilhotar e tomar conta da vida alheia é quase uma obrigação, sendo muito comum xeretar conversa alheia ou olhar o cartão de ponto do colega para denunciar atrasos ou ainda, ligar para a polícia para denunciar casais que saem nas ruas, abraçados ou se beijando.

4. Os símbolos chineses são tão ornados e complicados de desenhar, que se você resolve sentar num banco e escrever algo num papel comum, vai atrair uma multidão de curiosos apontando para você. Vai entender?

5. São calmos até demais. Não se ouvem buzinas nos engarrafamentos. Não se vê chinês com cara de estressado.

6. O que nós chamamos de boa educação e higiene não se aplica na China. Os banheiros são apertados, fedidos e com apenas um buraco no chão. As pessoas urinam no meio da rua. Soltar puns em público é com eles mesmos. Isso não é piada. A imundice é tão comum na China que os índices de podridões públicas chegam a serem superiores a de países como Afeganistão e Iraque, que em quase todas as ruas há um resto de corpo em decomposição.

O que chama mais atenção é o hábito de cuspir: Chineses cospem em qualquer lugar, e se você der mole, pode levar uma cusparada acidental, pois a medicina tradicional chinesa acredita que seja danoso engolir a saliva (hoje já é proibido por causa das doenças infecto contagiosas). E fuma-se até em aviões na China.

7. Os chineses recusam gorjetas. Um viajante relatou que ao oferecer uma gorjeta a uma garçonete, ela empurrou a mão dele e saiu correndo, corada de vergonha. Quando você deixa a gorjeta na mesa, o funcionário corre atrás de você para devolver o dinheiro.

8. Essa é muito esquisita. Funcionários chineses riem da sua cara quando você reclama de algo. Parece que está de sacanagem, ninguém consegue entender, mas deve ser algo cultural. Eu, hein?

9. Os bebês chineses andam com a bunda de fora. Sim, as roupas têm buracos no bumbum do bebê. E em último caso, cocô e xixi são feitos na rua mesmo. As fábricas de fraldas devem adorar isso...!

10. Das 20 cidades mais poluídas do mundo, 16 são chinesas. Os “de olhos puxados” defecam em seu solo e ainda manda a imundice para o resto do mundo!

11. O território chinês abrange 4 fusos horários, mas o governo não quer nem saber, e todo o país adota a hora de Pequim. O que faz o Sol nascer às 4 da manhã no leste do país, e no oeste, às 9 da manhã.

12. Os chineses são muito supersticiosos. Os andares 4, 14 e 24 de muitos prédios não existem, porque o ideograma do “4” é parecido com o da morte. Celulares terminados em 4 ou com muitos 4 são bem mais baratos, e muito utilizados por estrangeiros.

Já o número 8 tem o ideograma que lembra o da prosperidade. Não é à toa que os jogos Olímpicos começarão no dia 8 de agosto (mês 8) de 2008, às 08h08min da noite.

13. Os lamas tibetanos estão desde o ano passado, proibidos de ressuscitar sem autorização do governo.

14. Segundo tradição do interior do país, homens que morrem solteiros têm a linhagem comprometida na próxima vida. Para evitar isto, os familiares tentam arrumar o chamado minghun, ou casamento após a morte, enterrando uma noiva-fantasma ao lado do solteirão. Quanto mais nova a moça, melhor; e o preço pode chegar a US$ 2.000,00. Uma espécie de dote.

15. Fruto da política do filho único e da preferência das famílias por homens; existem 18 milhões de homens a mais que mulheres na China. Saber o sexo da criança antes do nascimento é proibido, porque se for mulher, o casal pode decidir abortar. Apesar disto, o aborto é legal na China, mesmo no final da gravidez. Por conta disto, a China é o país mais avançado em pesquisas com células-tronco, além de quase nenhuma chinesa fazer uso de anticoncepcional.

16. A inovação mais recente que o governo quer implantar na legislação trabalhista são férias anuais de 15 dias. O salário de um operário é mais ou menos R$ 80,00/mês.

17. A gastronomia chinesa é, digamos, exótica. O banquete do ano-novo chinês entre os mais ricos inclui iguarias como ovos podres cozidos e sopa de ninho de andorinha. Nas províncias do sul, come-se de tudo: gafanhotos, escorpiões, ratos selvagens, gatos, cachorros, estrelas do mar, cobras e até casulos de bicho-da-seda. Há um ditado entre os ocidentais que já visitaram a China, que diz que “tudo que rasteja, apodrece ou tem veneno, pode ser um grande cardápio nutritivo para um chinês”. Há um restaurante em Pequim cuja especialidade é pênis. Isso mesmo, lá se tem pratos com o membro de 9 animais: Touro, jumento, cão, cobra, cervo, carneiro, búfalo, foca e cavalo, e como o povo acredita que o prato é afrodisíaco, não faltam clientes. Ah, e se estiver numa mesa com chineses, jamais deixe os palitinhos fincados no arroz, pois isso representa desejar a morte das pessoas ali presentes. E também procure deixar comida no prato, pois um prato vazio para os chineses não significa que você gostou da comida, mas que o anfitrião foi ineficiente ao te servir.

18. As transmissões de redes internacionais de TV apresentam 9 segundos de atraso. É o tempo suficiente para que o censor tire a rede do ar caso constate que a notícia é ofensiva aos interesses chineses.

19. 77% dos chineses não sabem que a AIDS pode ser evitada com o uso da camisinha.

20. Ver filme erótico pode dar cadeia (se você for pego, claro). Gays também são perseguidos por lá. Anúncios, passeatas ou personagens gays na TV são proibidos.

A vida na China não é e jamais foi fácil; seja para o povo, que por meio de opressão, sangue e perseguições desde a iniciação “maoísta”; seja pela escravidão a que são submetidos os humildes para enriquecimento de uns poucos e do próprio Estado, mas este ano tem algo especial. A China mandará lavar o sangue das cortinas; esconderão os corpos dos mutilados e as favelas (maiores do que o Brasil), estas serão pintadas e encobertas por telhas novas, só para receber os visitantes dos jogos olímpicos. Depois que esta poeira desportiva passar, os criminosos ganharão novas arenas para morrerem e o sangue limpo das cortinas, estes estarão guardados para quando os jogos terminarem serem devolvidos aos seus locais de origem, para que cada chinês saiba que jogos olímpicos acontecem de 4 em 4 anos e que a China provavelmente não os receberá nunca mais e que a vida deles, continuará no mesmo ritmo de sempre; tomando porrada no lombo, comendo lixo e tendo que produzir cada vez mais o lixo que entulhará o resto do mundo.

Além da seda chinesa, alguém poderia me dizer qual produto de qualidade eles produzem?

Dados:
República Popular da China; Capital: Pequim (ou Beijing); 1,3 bilhões é a sua população atual; possui quase 10 milhões de km².


Carlos Henrique Mascarenhas Pires
www.irregular.com.br

 
 
  Topo